O desejo de descanso e, por consequência, a indústria do sono são áreas que vêm ganhando notoriedade nos últimos anos. Segundo o Pinterest, buscas de termos como “ASMR para dormir”, “vida calma” e “hotel para staycation” sofreram um aumento de 165%, 60% e 70%, respectivamente. Além do impacto no setor hoteleiro, o setor de beleza também vem investindo em produtos para serem utilizados nos momentos de repouso, indo de acessórios à dermocosméticos. O conceito de “sono de beleza” não é recente, porém atualmente existem múltiplos estudos do seu impacto na saúde e, naturalmente, no bem-estar físico exterior. O impacto visual se dá na pele, por exemplo, uma vez que é durante o sono que o organismo produz hormônios (entre eles o GH, hormônio de crescimento, e o ACTH, hormônio que controla a produção de cortisol) que são responsáveis pela renovação da pele.

GQ Victor Amirabile
Argie

Considerando os cosméticos, as sleeping masks são uma categoria relativamente recente de hidratantes para a pele do rosto. O produto se trata de uma categoria de creme hidratante, que possui uma quantidade mais elevada de ingredientes ativos, em comparação com hidratantes gerais. Inicialmente, esse tipo de máscara possuia uma textura espessa, porém alternativas leves já existem no mercado, como os hidratantes com ácido hialurônico da Isntree e da Nacific. Produtos similares para os cabelos também existem, a exemplo da linha beauty sleep da Braé.

Do ponto de vista dos acessórios, as fronhas de cetim se tornam um item essencial. Em termos de composição, as fronhas feitas de seda apresentam o benefício de absorverem menos umidade do que outros materiais comumente utilizados, como o algodão. Isso possibilita que os produtos não sejam transferidos do rosto para o tecido, estabilizando a potência dos cosméticos aplicados. Já a utilização do cetim como um todo, seja ele de qual for a composição, por conta da sua estrutura, pode atuar na prevenção de rugas causadas por atrito.

Argie

Outros benefícios mencionados na mídia são relacionados com as possíveis propriedades anti-virais e bactericidas, porém não existem estudos que se refiram e comprovem essa característica. O que podem ser encontrados são pesquisas que se proponham a verificar a eficiência de tecidos de seda tratados por nanopartículas de prata e que apontam tais benefícios, não restringindo a sua aplicabilidade somente ao cetim de seda. A empresa Argie, sediada na Austrália, iniciou e popularizou as fronhas de cetim, feitas a partir de seda pura ou poliéster, sendo eleita a melhor fronha de 2022 por revistas como a Forbes, Marie Claire e Popsugar. Desde então, outras marcas passaram a comercializar o mesmo produto, como a Cheeky, ou produtos similares, como no caso da Silvon, que oferece fronhas com o tratamento de prata em algodão.

REFERÊNCIAS

Anson et al., 2016. Sleep Wrinkles: Facial Aging and Facial Distortion During Sleep. Disponível em:

https://academic.oup.com/asj/article/36/8/931/2613967

Glossy, 2023. Inside the rise of overnight face masks. Disponível em:https://www.glossy.co/beauty/inside-the-rise-of-the-overnight-face-mask-category/

GC, 2019. A indústria do sono tem transformado o descanso em símbolo de status. Disponível em:

https://gq.globo.com/Corpo/noticia/2019/10/industria-do-sono-tem-transformado-o-descanso-em-simbolo-de-status.html

La Roche Posay. Tratamento para a acne: o sono da beleza pode melhorar uma pele com tendência a manchas? Disponível em:

https://www.laroche-posay.com.br/artigos/solucoes-para-a-acne-o-sono-da-beleza-pode-melhorar-uma-pele-com-tendencia-a-manchas

Pinterest, 2023. Rest stops. Pinterest Predicts 2024. Disponível em:

https://business.pinterest.com/pt-br/pinterest-predicts/2024/rest-stops/

Poljsak et al., 2012. The influence of the sleeping on the formation of facial wrinkles. Disponível em:

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/14764172.2012.685563

Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2010. Relação entre sono e beleza agora tem comprovação científica. Disponível em:https://www.sbd.org.br/relacao-entre-sono-e-beleza-agora-tem-comprovacao-cientifica/

Yamada, 1998. The absorbing rate of moisture for silk fabric comparing to other fabrics made from various fibers. Disponível em:

https://www.jstage.jst.go.jp/article/kontyushigen1930/67/4/67_4_333/_article

Zhang et al., 2014. Synthesis of silver nanoparticles and antibacterial property of silk fabrics treated by silver nanoparticles. Disponível em:

https://link.springer.com/article/10.1186/1556-276X-9-216

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors