[MODA] Resort 2024

Enquanto algumas marcas apresentam as suas coleções de Pre-fall fora do calendário, Chanel segue as datas tradicionais e inicia maio com o desfile da sua coleção de Resort. O evento aconteceu em Los Angeles, logo após o Met Gala, que homenageou Karl Lagerfeld, que comandou a marca francesa por longos anos. O desfile contou com 71 looks, onde o preto foi uma das cores principais. O branco, outra cor característica da marca, apareceu timidamente e deu maior espaço a tons claros de rosa, azul e roxo (aka lilás), além de coral. Silhuetas rígidas e fluidas serviram de base para peças que transitavam entre o extremamente urbano, com jaquetas e calças jogger, ao formal dos conjuntinhos, sempre presentes. Estampas corridas coloridas, raramente vistas no vestuário da marca, estiveram presentes e acabamentos metalizados dominaram a passarela – juntamente a bordados com pedrarias e paetês dourados, além de aplicações de plumas.

Chanel
Chanel
Chanel
Chanel
Dior

Outras marcas que também apresentaram as suas coleções de Resort incluem Dior e Gucci. Enquanto a francesa Dior apresentou a sua coleção no México, incluindo inspirações do próprio país, a marca italiana Gucci viajou à Coreia do Sul para o seu desfile. Com peças no estilo clássico, como de costume, Dior apresentou uma coleção com uma predominância de peças brancas (incluindo um bloco final de vestidos brancos com desenhos, palavras e frases bordadas em vermelho), pretas, vermelhas, cáquis e verde escuro. Em termos de peças principais, vestidos e saias godê e ternos seguiram sendo utilizados, o que mantém a decisão de Maria Grazia Chiuri de dedicar mais tempo à qualidade das peças, principalmente dos acabamentos e bordados, do que na criação de novos modelos – apesar da presença de roupas que refletem a cultura do local onde as coleções são apresentadas, incluindo o huipil desta vez.

O já mencionado bloco final de vestidos de noiva foi o ponto alto da coleção, além da presença constante de borboletas, referência à Frida Kahlo. Os bordados foram feitos pela artista Elina Chauvet, em conjunto com outras 16 mulheres, e fazem parte de uma série de protestos ao alto nível de feminicídio do México. A escolha do vestido de noiva por Chauvet se deu em homenagem à também artista Pippa Bacca, uma italiana que viajava da Itália ao Oriente Médio em um vestido de noiva com o intuito de representar a união entre os países (até ter sido assassinada em 2008, na Turquia).

Dior
Dior
Dior
Dior
Gucci

Tratando-se da coleção da Gucci, o principal aspecto foi a presença de elementos esportivos, como o amplo uso de neoprene – além de referências à indumentária e acessórios utilizados em esportes aquáticos, incluindo até mesmo o uso de uma prancha de surf. O hi-lo foi a maior aposta de styling, onde possíveis roupas de trabalho em tecidos e cores sóbrias eram combinadas com peças de acabamento metalizado – onde, além do contraste de estilos, havia a mistura de materiais. Assim como houveram roupas cinzas/prateadas, o preto, vermelho cereja, verde folha, rosa bebê e azul marinho também foram cores utilizadas. Entre as peças-chave, camisas e casacos/blazers oversized somaram um número significativo dentro da coleção. Apesar do conceito esportivo da coleção conjuntos e peças de alfaiataria ainda estiveram presentes, mantendo um pouco do que costumamos ver na marca.

Gucci
Gucci
Gucci
Gucci
Gucci
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors