No mundo da moda, do final do século XX e início do século XXI, muitas das modelos (e modelos também, de forma menos expressiva) eram pessoas inicialmente desconhecidas, que se tornaram queridas do público por meio de seu trabalho. Ganhando o “título” de supermodelos, evoluíam para o papel de influenciadoras. À medida que as mídias digitais passaram a abrir e criar espaço para quem criava conteúdo, essas pessoas posteriormente passaram a figurar em campanhas de marcas de moda e a promover produtos de forma exclusiva, pelo tempo estabelecido.
Com a estratégia de trazer celebridades para campanhas publicitárias desgastadas, as marcas de moda voltam a estrelar apenas modelos em suas produções. Essa mudança se tornou extremamente evidente e discutida nas mídias com a divulgação da campanha da Gucci da temporada de Primavera/Verão 2024. Com 5 modelos new face, as fotos foram fortemente relacionadas com fotos de comunicação de coleções divulgadas nos anos 90, pelas próprias modelos, referencial de poses, estilo das peças e styling.
Importante mencionar que essa visão vem juntamente com a estreia de Sabato De Sarno e o direcionamento que a Kering, empresa da qual a Gucci faz parte, vem implementando nas suas marcas recentemente. Ainda na primeira coleção de joalheria da marca, as fotos de promoção das peças foram feitas com a supermodelo Daria Werbowy, com quem De Sarno já havia trabalhado anteriormente.
A escolha dos elementos característicos dos anos 90 pode ser relacionado com o desejo das empresas de produzir produtos que atendam ao maior número de consumidores possível. Isso impacta no estilo “universal”, com referências clássicas e atemporais, que seguem as coleções e também na escolha dos novos diretores criativos. Os novos nomes apontados, assim como das modelos, são nomes desconhecidos do público geral, uma vez que o desejo das empresas é perpetuar o DNA da marca, não reforçar o estilo de algum diretor criativo.
A simplificação visual dos itens de vestuário não é necessariamente sinônimo de campanhas que sigam essa estética. Além das fotos de PV 24 e de joalheria, a Gucci lançou uma campanha de fim de ano ao Gucci Gift que foi assiduamente comentada no Instagram, onde as fotos em questão contavam com uma série de casais e, alguns, se beijando. Apesar de não chegar perto do conceito provocativo de fotos da Gucci sob direção de Tom Ford na década de 1990.
Os looks vistos nas passarelas da Gucci para as temporadas de PV 24 e OI 24/25 mostraram um estilo elegante, muito diferente do estilo criativo presente nas coleções de Alessandro Michele. Entretanto, podemos esperar um posicionamento instigante no que se refere à publicidade da marca, a medida que pode crescer a adoção desse conceito por outras marcas de luxo.
REFERÊNCIAS
Dazed, 2024. Gucci’s new campaign welcomes back its horny, early-00s era. Disponível em:
Dazed, 2021. Tracing Tom Ford’s hottest Gucci moments. Disponível em: https://www.dazeddigital.com/fashion/article/52406/1/tom-ford-gucci-rihanna-jeans-hottest-moments-kate-moss-sex-sells
Elle, 2024. Quem são as estrelas da nova campanha da Gucci? Disponível em: https://elle.com.br/moda/as-estrelas-da-nova-campanha-da-gucci
Gucci, 2023. Gucci Gift. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C1FRsVUimM0/
i-D, 2024. Sabato De Sarno’s first Gucci campaign: What’s in fashion? Disponível em: https://i-d.vice.com/en/article/jg5nw3/gucci-campaign-fashion-news
Models, 2024. Gucci S/S 2024 Campaign. Disponível em: