Tendência – As principais tendências de beleza das passarelas de Milão

O encerramento da Semana de Moda de Milão confirmou, mais uma vez, o papel da cidade italiana como uma das principais vitrines globais. Além de ditar os rumos da moda, a temporada trouxe diversas tendências de beleza que prometem aquecer a temporada de primavera/verão de 2026.

Técnica de contorno repaginada

O contorno facial volta ao centro das atenções no universo da beleza, mas em uma versão renovada, mais leve e adaptada aos novos códigos estéticos. Embora nunca tenha desaparecido completamente, a técnica que ganhou força no início de 2010 com a assinatura inconfundível de Kim Kardashian, passou por transformações significativas. Naquele período, o efeito era escultural, intenso e extremamente matte. Nos últimos anos, no entanto, a maquiagem caminhou em direção a um acabamento glow, privilegiando frescor e naturalidade. Essa mudança se refletiu nas passarelas internacionais, como nos desfiles de Versace e Zuhair Murad, onde as modelos exibiram maçãs do rosto suavemente esculpidas e têmporas bronzeadas, provando que o contorno voltou com força, mas em uma leitura muito mais contemporânea. O que antes era carregado e opaco agora ganha sutileza com blushes rosados e iluminadores discretos.

Prada. Fonte: Vogue
D&G. Fonte: Vogue.
Tod’s. Fonte: Vogue.

Visual felino nos olhos

O delineador também voltou em versões atualizadas. Longe do traço esvoaçante que dominou temporadas anteriores, o que se viu nas passarelas foi um risco preciso e alongado. Dolce & Gabbana, por exemplo, apostou em uma pele impecável e radiante, finalizada com lábios bem definidos e um delineado felino que se estendia em direção às têmporas. Já nas coleções da Blumarine, The Attico e Durazzi, a proposta foi mais leve, com delineadores ultrafinos e levemente esfumados.

The Attico. Fonte: Vogue. 
Fendi. Fonte: Vogue.  
D&G. Fonte: Vogue.

Penteado com efeito molhado

Nessa temporada a beleza capilar ganhou um protagonista inesperado, mas altamente estratégico: o gel de cabelo. Segundo a Prada, o produto será indispensável no verão de 2026, consolidando-se como elemento-chave para visuais que unem praticidade e sofisticação, confirmando o retorno do acabamento polido como alternativa de estilo para os dias mais quentes. A mensagem é clara: o próximo verão será marcado por praticidade estilizada, em que a simplicidade do produto se traduz em impacto visual sofisticado.

Prada. Fonte: Vogue
Tod’s. Fonte: Vogue. 
Fendi. Fonte: Vogue.

Cabelos ondulados

Se por um lado o gel e os acabamentos polidos dominaram parte das passarelas milanesas, por outro, o contraponto veio com a celebração dos cabelos soltos e despretensiosos, reafirmando a força da estética do “sem esforço”. Versace apostou em comprimentos volumosos e penteados laterais, Roberto Cavalli em fios texturizados e MM6 Maison Margiela em cabelos desgrenhados.

Ponto focal nos lábios

Rosdiana Ciaravolo. Fonte: Vogue
Fendi. Fonte: Vogue. 
 Sportmax. Fonte: Vogue.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors