Temática – Um legado transformado em inspiração criativa

Bella Freud, bisneta de Sigmund Freud – fundador da psicanálise, transitou ao longo dos anos por diversas áreas, como design de interiores, fabricação de perfumes, produção cinematográfica e design de roupas. Consolidando a sua marca homônima em 1990, sua abordagem lúdica carrega significado, propondo uma reflexão sobre o papel das roupas na construção de identidades, na expressão de sentimentos e na comunicação silenciosa que fazemos com o mundo. E embora tenha uma relação marcante com a moda, Bella não renega suas raízes e se dedica a estudar e explorar a psique humana e a identidade.

Bella Freud. Fonte: Elle.

Herança Freudiana

A visão de Bella vai além da superficialidade, desafiando e desconstruindo a visão de futilidade associada ao universo da moda e observando-a como uma extensão da mente e uma forma de expressão profunda. Lançado em 2024, o podcast Fashion Neurosis criado por Bella Freud adota um formato de sessão de psicanálise – um tanto quanto sátiro, com convidados deitados em um sofá, como em um divã, para explorar as suas relações com a moda, revelando como as escolhas de vestuário podem refletir experiências, traumas, fantasias e desejos inconscientes. Bella acredita que as roupas são uma ferramenta poderosa para a construção da identidade, e a partir delas, podemos descobrir traços de individualidade e expressão de personalidade. Além de promover o autoconhecimento, as sessões se tornaram um local de estudo para entender as influências da cultura e da sociedade.

“Acredito que as roupas são uma ferramenta útil para lidar com inseguranças e ansiedades relacionadas à própria imagem e à autopercepção. Acho interessante como nosso psicológico e nossas emoções são refletidos no que vestimos – e vice-versa. ”

Bella Freud e Rick Owens no Podcast Fashion Neurosis. Fonte: Elle.

A psicologia é uma ciência social que estuda a psique humana e a moda é uma manifestação sociocultural, diretamente ligada a todos os membros da sociedade. Entende-se então que moda como expressão individual e coletiva (social) pode ser estudo da psicologia. O construcionismo criado sobre moda a define como puramente tendências, passarelas, compras e produtos, focando apenas no objeto de consumo e descartando toda a sua multidisciplinaridade. Mas para além disso, está altamente relacionada à política, cultura, economia, antropologia e sociologia. A moda e a psique possuem uma relação intrínseca, indo além da estética, onde a forma que nos vestimos reflete e influencia nosso estado emocional e psicológico. É também uma poderosa ferramenta de expressão não verbal e expressão pessoal, transmitindo mensagens sobre identidade, personalidade e até estado emocional. As escolhas podem ser influenciadas pelo humor ou pelo desejo de pertencimento, podendo ser usada como ferramenta para lidar com medos e conflitos internos, ajudando a construir uma imagem pessoal que gere segurança e bem-estar ao indivíduo. A moda, através de seus símbolos, exerce um impacto significativo na sociedade, influenciando a dinâmica social e atuando como espelho das transformações sociais e catalisador de novas tendências.

E por que estudar Bella Freud é importante?

Pois, além de mostrar toda a singularidade por trás da moda, explora um ambiente em ascensão, o do podcast. Com aumento significativo na pandemia, devido ao cansaço das telas e a busca por novas formas de entretenimento durante o isolamento social, os podcasts criam um senso de comunidade e aproximam ouvintes e criadores, gerando a sensação de conexão em um mundo cada vez mais virtual e individualizado. Essa busca por pertencimento surge da falta de apoio social, pela necessidade humana de conexão e principalmente pela individualidade promovida pelas redes sociais nos últimos anos. No Fashion Neurosis, a moda é forma de expressão, autopercepção e conexão, unindo colecionadores e cocriadores em um espaço de aprendizado e descoberta comunitário. Hoje, vivendo em um mundo virtualmente conectado, é importante que as marcas conheçam esses cases, para saberem explorar a própria força através da intersecção da mídia. A forma como o conteúdo visual é criado e apresentado nas diversas plataformas de mídia, devem ser cuidadosamente analisados, para que o público perceba e interaja com a informação da melhor maneira possível, criando uma experiência de marca coesa e garantindo que a mensagem seja transmitida de forma eficaz e memorável. Uma abordagem consistente e integrada ajuda a construir uma imagem de marca forte e confiável, aumentando a lealdade e a confiança do cliente.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors