Em 2022, seguem em pauta todas inovações tecnológicas digitais que podem ser utilizadas pelo varejo, como a moda digital com as suas peças 3D. Com a necessidade de criar formas de consumo que respeitassem as políticas de distanciamento impostas por diversos países, bem como com a premissa de criar experiências que fossem concomitantes com a tendência de digitalização dos processos realizados no mundo físico, surgem plataformas de showrooms virtuais. Dentro disso, em uma matéria para a revista Vogue, Steff Yotka comenta que “Novas tecnologias estão surgindo, mas as linhas de frente não são os desfiles de moda digitais voltados para o consumidor. Em vez disso, são os showrooms, pontos de conexão entre marcas e compradores de varejo, que se tornaram o playground para os experimentos digitais da moda de luxo”.

  “são os showrooms, pontos de conexão entre marcas e compradores de varejo, que se tornaram o playground para os experimentos digitais da moda de luxo”

Yotka menciona ainda que “a nova perspectiva mais empolgante para a moda não é uma tradução do real para o digital, mas uma experiência digital totalmente nova”. Isso vai de encontro também com a importância que as experiências criadas e moldadas por meio da tecnologia vem ganhando na última década, demonstrando uma mudança nas sociedades ocidentais do materialismo para o pós-materialismo, comendado por pesquisadores como Marc Hassenzahl. Segundo o Statista, o mercado de óculos de realidade aumentada foi igual a $9.5 bilhões em 2021, sendo que em 2022, estima-se que haverão cerca de 1,1 bilhão de usuários do dispositivo em todo o mundo – sendo que esse produto é um exemplo nítido de o produto como intermédio de uma experiência e não um objeto estático, dada a sua finalidade.

Dentre as marcas que se inserem no comércio por meio de ferramentas virtuais, sejam elas de qualquer meio, pode-se citar o caso da MAC com o virtual try on, que possibilita aos consumidores a prova de batons e sombras de modo digital, por meio do site da marca. Outra grande empresa que se inseriu nessa tendência foi a IKEA, que criou um showroom interativo, neste caso, utilizando os óculos de realidade aumentada para criar espaços onde os projetos de decoração ficam abertos para a co-criação juntos aos consumidores – trazendo assim o grande potencial de personalização das experiências.

Por fim, uma indústria que vem investido em peso no setor é a automobilística, tendo como exemplos de marcas a Volkswagen, Nissan e Jaguar. A popularidade dessa tecnologia no setor pode ser identificada como a praticidade oferecida, uma vez que a logística de transporte de tais bens é complexa, especialmente no que se refere aos itens de luxo, que necessitam de medidas especiais de segurança. No mundo virtual, replica-se a experiência da qual o consumidor desfrutaria em uma concessionária, além de ilustrar a performance dos produtos em cenários de uso cotidiano – ou idealizados em pistas de corridas. Como ponto em comum, as marcas dispõem aos seus clientes a possibilidade de traçar comparativos entre seus modelos, visualizar acabamentos e funcionamento de elementos opcionais de modo realista, assim como as tecnologias incorporadas em cada um dos produtos, demonstrando os seus diferenciais competitivos.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors