NY BRIDAL FASHION WEEK

O circuito de semanas de moda prêt-à-porter e conta com peças para diferentes ocasiões, incluindo roupas para noivas. Enquanto Paris é a cidade mais relevante das semanas de moda, sendo também sede da semana de Alta Costura, a semana de moda noiva de Nova York pode ser vista como a principal do setor, acontecendo também em locais como Barcelona e outras cidades dos EUA.

Neem Khan, Marie Antoinette

O próprio mercado de casamentos pode ser considerado uma tendência para os próximos anos. Segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) e a Casar.com, em outubro de 2021, o faturamento desse mercado foi de R$3,5 bilhões, contra R$2,3 bilhões do mesmo período de 2019. Dentro da ideia do casamento como tendência, o Pinterest lançou a segunda edição do seu relatório de casamentos, em março de 2024. Em relação à moda, os números incluem alguns dos elementos que foram vistos nos desfiles da semana de moda noiva de Nova York em abril deste ano, como vestido de noiva simples, com um aumento de 205%.

Apesar do branco ser a cor principal utilizada nos vestidos de noiva, vemos leves mudanças ao longo dos anos. O branco puro é considerado o mais tradicional, porém com o aumento da popularidade do off-white, variedades de tons de branco ganham espaço nas coleções. Na temporada de Primavera/Verão 25 houveram marcas, a exemplo de Ines Di Santo, que apostaram em vestidos em tons de azul claro, incluindo o clássico “something blue”, um item tradicional da cultura estadunidense. A cor apareceu em peças completas, como cor sólida, ou como cor principal em estampas, como usado por Jenny Yoo, Monique Lhuillier e Varca.

Rami Al Ali
Ines Di Santo
Monique Lhuillier, Tuscany
Nardos

Essas estampas, azuis ou em outras cores, utilizavam majoritariamente de motivos botânicos, aplicados nas peças de Nardos. Além de bordados, a aplicação de flores é uma técnica que segue em alta há algumas temporadas, tanto no segmento de noivas, quanto na moda em geral, utilizadas por Viktor & Rolf e Honor. Laços grandes, alocados em partes variadas das roupas, mas com frequência utilizados na parte posterior das roupas, também seguiram uma tendência presente nas semanas de moda dos outros segmentos, fazendo parte das coleções de Rami Al Ali, Antonio Riva Milano e Amsale.

Viktor&Rolf
Bridal – Rami Al Ali

Em termos de materiais, os tecidos texturizados, particularmente as rendas foram utilizadas com frequência. Essas rendas possuíam diversas variações, com uma grande presença da renda chantilly, e, como tradicionalmente, traziam elementos florais, acompanhando a temática das estampas mencionadas anteriormente. A renda foi um dos tecidos utilizados por marcas como Mark Ingram, Marchesa e Galia Lahav. Entre os tecidos leves, o tule também esteve presente nesta temporada, nas coleções de Hera Couture e Markarian e Andrew Kwon.

Marchesa
Mark Ingram
Hera Couture, Vienna in Ivory
Monique Lhuillier, Wonderland

Tecidos encorpados foram apostas constantes nas peças, como foco em vestidos curtos. Esse tipo de peça apresentou um crescimento de 480% no número de buscas no Pinterest, ao lado do aumento de 1000% na pesquisa por macacão de noiva. Vestidos curtos foram a escolha de estilo de Viktor & Rolf e Markarian, enquanto Lein, Francesca Miranda e Esé Azénabor apostaram no macacão. Tecidos estruturados também foram utilizados para outro elemento relacionado com a temática botânica, as flores feitas por manipulação de tecido nas saias dos vestidos, uma técnica explorada por Monique Lhuillier e Marchesa. Outro elemento recorrente nesta temporada foram a cintura baixa e variantes, dos catálogos de Marchesa, Lili Hod e Cinq.

A inspiração botânica que permeou por diversos pontos na Primavera 25 também esteve alinhada com dados de pesquisas do Pinterest, Além dos elementos mencionados, a procura por Earthy wedding dress, aumentou em 50% e foi categorizada pela plataforma como Gen Z spotlight, dentro da segmentação intitulada “Traje simples e temático de natureza”. Outras temáticas, relacionadas com o local da celebração do casamento e beleza – subdivididos entre maquiagem e penteados – também envolvem elementos naturais, podendo esta se tornar uma temática estável para as próximas estações dentro do setor.

Lili Hod
REFERÊNCIAS

Pinterest, 2024. Wedding Report. Disponível em: https://newsroom.pinterest.com/news/the-pinterest-2024-wedding-report/
Pequenas empresas grandes negócios, 2021. Casamentos puxam retorno dos eventos com festas menores e renegociações de custos.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors