[MODA] Semanas de Moda masculina FW 22/23

Iniciando o calendário das semanas de moda a serem apresentadas em 2023, temos as semanas que incluem os desfiles de moda masculina, da temporada de Outono/ Inverno 23/24. Apesar dessas apresentações não usufruirem da aclamação direcionada às semanas de moda feminina, as apresentações de vestuário masculino ganham visibilidade – respaldando uma nova geração de consumidores que restabelecem a importância do vestuário como uma forma de arte e expressão do zeitgeist. Tanto em Milão, quanto em Paris – ambas as cidades em que ocorre o evento, as marcas apostaram em uma mistura de peças de alfaiataria com looks esportivos e casuais, variando entre silhuetas levemente ajustadas até levemente oversized

Saint Laurent

Tratando-se das proporções, houve uma forte presença de peças alongadas e silhuetas contínuas. Os casacos – que incluem de blazers e outros modelos, como jaquetas – podem ser citados como o exemplo mais nítido de peças alongadas. Essa peça compõe os looks de marcas como Etro, Fendi, Courrèges e Loewe, incluindo também sobretudos de Saint Laurent, Zegna e Rick Owens. É possível perceber que o maior foco das coleções é a usabilidade e versatilidade, apostando em um aspecto elegante (de uma maneira que não fosse extremamente refinada) e deixando o aspecto experimental em segundo plano para a maior parte das marcas.

Bermudas e até mesmo saias apareceram com frequência, porém calças apareceram em uma proporção muito maior, utilizando tecidos que iam do jeans ao couro, como presente nas criações de Bluemarble, Dsquared e Loewe. Naturalmente, tecidos de alfaiataria como o gabardine apareceram com frequência, visto nas peças de Nº 21 e Tod’s. O tactel, utilizado em roupas com um estilo esportivo, marcou presença nos produtos de Rick Owens e Louis Vuitton. O couro também teve amplo uso, sendo não apenas em casacos, mas em uma ampla gama de produtos, tendo sido escolhido por marcas como Saint Laurent, Gucci e Hermès. Esses tecidos refletem o tom casual clássico das coleções, à medida que os consumidores buscam por um estilo estável e de fácil transição entre os locais que gostaria de frequentar em seu cotidiano.

Loewe
Tod_s
Rick Owens
Hermès

A cartela de cores geral foi um reflexo dos neutros característicos de uma temporada fria, onde diversos tons de cinza foram explorados em uma alta quantidade de roupas, assim como o preto, o branco e o caramelo. Apesar da abundância de looks pretos, outros neutros tomam o lugar de neutro mais relevante da temporada, deixando de lado a soberania que a cor mais profunda possui na moda.Comme des Garçons, Dior, Dolce & Gabbana, Fendi e Louis Vuitton foram algumas das maisons que incorporaram o cinza como uma de suas cores principais.

Dior
Dior

O vermelho (quente, médio e vibrante) também fez uma certa aparição de destaque, como nos desfiles de MSGM e Prada – outro tipo de vermelho relevante foi o bordô, visto nas coleções de Moschino, além de Emporio Armani e Giorgio Armani. O laranja (quente, claro e vibrante), também foi a aposta de algumas marcas, apesar de aparecem em menor proporção do que os vermelhos, sendo utilizado com peças da Sacai e Kiko Kostadinov. O mesmo pode-se dizer do roxo (neutro, escuro e levemente vibrante), que foi utilizado por marcas como  Gucci, JW Anderson e Fendi.

Moschino
Sacai
Fendi

Essas em estampas, variando majoritariamente entre listras, xadrez e estampas localizadas – sendo que na última opção havia a presença de uma variedade maior de cores, muitas vezes vibrantes. Kenzo, Acne, Comme des Garçons, Givenchy e Gucci utilizaram xadrez, já Giorgio Armani e Moschino utilizaram outras estampas neutras, a medida que MSGM e Louis Vuitton optaram por estampas vibrantes, com semelhança ao graffiti.

Kenzo
Comme des Garçons,
Giorgio Armani
MSGM
Louis Vuitton

Entre todas as coleções, é importante destacar a já citada Louis Vuitton, desenvolvida em parceria com Colm Dillane (AKA KidSuper, premiado em 2021 pelo Karl Lagerfeld Award), e chamada de “a coleção mais esperada da Semana de Moda Masculina” pela Vogue francesa. O desfile ocorreu em um cenário que remetia a um apartamento multicolorido, as criações acompanhavam a vibe trazida pelo local – projetado por Lina Kutsovskaya, da BeGoodStudios– trazendo o estilo urbano criativo do artista e a atenção a forma de produção da marca francesa.

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