Presente ao longo de algumas temporadas dentro de variações temáticas do futurismo, hoje é empregado dentro de uma abordagem ampla, voltada principalmente para um público jovem, da geração Z e uma parte da geração millennial. A utilização do acabamento metalizado vem sendo incorporada expressivamente em produtos de moda desde 2021 e se mantém para as próximas temporadas. Mesmo já estando em alta na temporada de Primavera/Verão 24, na semana de moda de Milão da temporada de Outono/Inverno 24/25, o acabamento metálico teve um aumento de 19%, segundo a Heuritech. Na temporada P/V 24, marcas como Ralph Lauren, Gabriela Hearst,  Christian Siriano, Versace e Marchesa, utilizaram tecidos metalizados para a confecção de suas peças (especialmente de vestidos).

Marchesa
Versace
Christian Siriano
Emilia Wickstead
Gabriela Hearst
Interior
Ralph Lauren
Ralph Lauren

Além do vestuário, a joalheira é importante dentro desta tendência na moda. Por motivos óbvios, devido a utilização essencial de metais nobres na confecção de joias, esse setor é importante quando falamos sobre a utilização de metalizado. Porém, desde a pandemia, o comércio de joias tem se mantido em relevância, sendo isso evidenciado pela maior atenção que coleções de joias vem recebendo ou até mesmo pelo lançamento de linhas de joalheria dentro de marcas de luxo, como foi o caso de Balmain, Fendi e Prada.

Balmain
Balmain
Balmain
Fendi
Fendi
Prada
Prada
Fendi

No setor de beleza, o Pinterest indicou um aumento de 295% na busca por referências de esmaltação metálica, enquanto nas semanas de moda, para as temporadas de 2024, o metalizado foi mais recorrente em maquiagens. Em anos anteriores, o acabamento vinha sendo empregado em glitters, pigmentos metálicos e iluminadores. Hoje o foco se dá nas sombras, podendo ser visto nos desfiles de Off-White, Diesel, Altuzarra, Chanel, Chloé e Richard Quinn, na temporada de Outono/Inverno 23/24, e Dion Lee, Frederick Anderson, Masha Popova, Susan Fang e Diesel, na Primavera/Verão.

Ainda de acordo com dados do Pinterest, as buscas pelo termo “móveis de alumínio” aumentaram 45%, enquanto “Projeto de porta de alumínio” aumentou 70%. Isso representa uma forte tendência para o nicho de arquitetura de interiores, onde o principal material utilizado é a madeira. O alumínio e os tons metálicos estiveram sempre presentes em detalhes, como puxadores, pés de cadeiras e maçanetas, mas agora, estão tornando-se protagonistas, sendo aplicados em grande quantidade em móveis inteiros, como aparadores e portas de armários.

Pedro Franco
Pedro Franco

Na última edição do Salone del Mobile.Milano, o metalizado também foi um destaque, desde o básico, aplicado como acessório, até produtos inteiros, como mesas e armários, o metal chamou a atenção em diversos estandes, e na maioria dos casos com cor aplicada. Pode-se dizer que o que apareceu na feira foi uma releitura do já conhecido estilo industrial, com novas formas e utilização de opções coloridas.

De Castelli at Salone del Mobile
@superfuture
@superfuture

Artistas renomados, como o brasileiro Pedro Franco, já aplicaram a tendência dos metalizados em seus produtos, neste exemplo, com a Poltrona Ancestral e a Cadeira Michael, ambas com aplicações em dourado, prata ou cobre, mesclando as diversas opções do metal. Marcas como Moooi e Chanel também mostraram que os metalizados vieram para ficar, utilizando esse acabamento em seus produtos e espaços. Outra grande marca que apostou no metalizado total foi a Celine, em sua nova loja de Tokyo.  Por aqui, podemos observar uma crescente na disponibilidade de produtos decorativos com acabamentos metalizados, como é o caso da Coleção Kaleidoscope Disco, disponível na Westwing, descrita como uma celebração ao melhor dos anos 80.

@moooi
@cb2
@westwingbr
REFERÊNCIAS

Benucci, 2023. Kaleidoscope Disco. Disponível em:

https://www.instagram.com/p/C00ANNhuJEU/

Celine, 2023. Store renewal. Disponível em:

https://www.instagram.com/superfuture/p/CyUTqtLhG0R/

Chanel, 2023. Store renewal. Disponível em: https://www.instagram.com/superfuture/p/CsXWDlFJ5fS/

Heuritech, 2024. Milan FW’24 Fashion week. Disponível em:

https://www.instagram.com/heuritech/p/C3-riFxoc_H/

Pinterest, 2023. Hot metals. Disponível em: https://business.pinterest.com/pt-br/pinterest-predicts/2024/hot-metals/

Pedro Franco, 2023. Cadeira Michael. Disponível em:

https://www.instagram.com/p/CyQtdlfAla0/

Pedro Franco, 2023. Poltrona Ancestral. Disponível em:

https://www.instagram.com/p/CyQtdlfAla0/

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