[ESTÉTICA] Vermelho

Uma das cores primárias, ao lado do amarelo e azul, o vermelho simboliza tanto paixão, como raiva, poder, perigo, confiança e urgência. Nas últimas temporadas, o seu tom puro, próximo ao vermelho tomate- tendo como características temperatura quente, forte saturação e profundidade média- tem sido muito utilizado em peças de coleções, assim como de premiações. Esta cor, por tratar-se de uma cor vibrante, pode ser encontrada como parte da Moda dopamina, mas também de estéticas como o Neo Rebellion e até mesmo o Preppy, quando usado em detalhes. Dada a sua variedade de significados, adapta-se a diferentes cenários e mensagens visuais.

Maggie Betts para AD
Street style na fashion week SS22

“Esta cor, por tratar-se de uma cor vibrante, pode ser encontrada como parte da Moda dopamina, mas também de estéticas como o Neo Rebellion e até mesmo o Preppy, quando usado em detalhes.”

Ao que se refere à sua história, por séculos, usar roupas vermelhas expressava legitimação de status social, autoridade política, posição religiosa, ancestralidade e identidade cultural. Por conta da dificuldade de obtenção da cor, tanto por conta dos pigmentos, quanto da fixação da cor, muitas vezes o vermelho era reservado a aqueles com alto poder aquisitivo. Além disso, a cor é extremamente importante nas culturas orientais, representando felicidade e sorte. Com o crescimento da parcela de consumidores asiáticos dentro do mercado de luxo, é natural que ocorra a utilização de elementos que sejam atraentes à eles.

Beyoncé para Vogue britânica em Julho

Na cultura pop, a utilização do vermelho se dá nos elementos visuais, como na capa de Beyoncé para a edição de julho da Vogue britânica. Em menções mais subjetivas, a cor aparece como elemento central, como no caso do álbum “RED” de Taylor Swift, lançado no final de 2021, e na música “Vermelho” de Gloria Groove. Nas estéticas citadas, assim como nos exemplos aqui mencionados, o vermelho é empregado como forma máxima de expressão, uma vez que é facilmente visível e possui uma ampla gama de significados, ampliando as possibilidades de possíveis interpretações e narrativas a serem construídas.

O vermelho tomate também ganha destaque na decoração de interiores. Na Isaloni 2022, que ocorre todo ano em Milão, essa cor esteve presente em itens como estofados e almofadas, assim como em estampas e cores de paredes completas e chegou a ser denominada como “a cor da estação”. Neste segmento, a cor foi utilizada como uma adição de dinamismo e, em alguns casos, até mesmo de elegância, trazendo características atribuídas à cidade cosmopolita italiana. O vermelho foi fortemente incorporado em espaços contemporâneos e também em locais com apelo à elementos antigos, trazendo um apelo histórico ao qual a cor possuía quando começou a ser utilizada.

Massimiliano Locatelli para AD
Instalação de La Manifacture na semana de Design de Milão 22

Nas coleções exibidas como parte das temporadas de 2022 e 2023, o vermelho foi muito utilizado em composições monocromáticas, recheadas de sobreposições, especialmente associado a vestidos e conjuntos de blazer e calça. Nesse contexto, evoca a atenção de todos por onde passa, trazendo elementos de autoridade e força. Apesar das cores sofrerem alterações à medida que as estações e temporadas passam, o vermelho se diferencia das cores que são tidas como tendência atualmente por se manter constante, mantendo o mesmo os mesmos tons há mais de um ano, sendo eles o vermelho cereja e uma versão levemente mais escuro e suave.

Jean Paul Gaultier
Chanel
Balenciaga
Valentino

Na Semana de Alta Costura de Paris, Outono/Inverno 22/23 a cor em questão foi utilizada por, ao menos, dez marcas diferentes, sendo elas Jean Paul Gaultier, Maison Margiela, Balenciaga, Valentino, Chanel, Giambattista Valli, Dior, Schiaparelli, Elie Saab e Zuhair Murad. Como mencionado anteriormente, as peças que recebiam esta cor eram majoritariamente vestidos de festa ou outras peças formais, variando amplamente em estilo, silhueta e materiais utilizados. Apesar de serem peças únicas, utilizando apenas uma cor, algumas das peças possuíam decorações – como os bordados em dourado de Schiaparelli e Zuhair Murad – ou eram utilizadas com acessórios pretos – a exemplo de Valentino e Margiela.

Schiaparelli
Viktor & Rolf

A utilização da cor não vem se dando apenas no vestuário, aparecendo também na beleza, especialmente nas cores de batons, ganhando destaque desde a temporada Primavera/Verão 2022, onde apareceu associada a maquiagens do estilo glam e/ou retrô, com tons levemente saturados, profundos e frios, até que chegou a versões vibrantes para o Outono/Inverno 22/23 do prêt-à-porter e também da da Alta costura, aparecendo nos desfiles de Viktor & Rolf e Schiaparelli. O uso do batom vermelho também foi colocado como uma tendência pela Forbes, relacionada principalmente com o abandono do uso de máscaras faciais em público, permitindo assim a exibição dos mais diversos batons após anos.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors