Com a crescente adoção da Moda Dopamina, é possível ver uma variedade de cores vibrantes nas passarelas, assim como nas ruas e até mesmo em eventos, como o Grammy 22. Entretanto, uma cor se destacou e manteve aparição constante, entre coleções das temporadas de Alta Costura Primavera/Verão 22 e prêt-à-porter Outono/ Inverno 22: o rosa. Além de se inserir nas cores vibrantes da Moda Dopamina, tons mais suaves de rosa também se encaixam em outras tendências, como a da estética Preppy.
A utilização de rosas vibrantes na Moda, na cultura ocidental, se deu majoritariamente quando Elsa Schiaparelli passou a utilizar o Shocking Pink como sua assinatura, ao fim da década de 30. Apesar da popularidade de diversas cores relacionadas com as tendências mencionadas, a utilização do rosa pode ser vinculado com um fenômeno chamado de Drunk Tank Pink, também chamado de Baker-Miller Pink. Na década de 1960, um tom específico de rosa passou a ganhar espaço, devido a pesquisas feitas indicarem que a utilização da cor em ambientes fechados poderia causar um efeito calmante.
Na década de 1990 e anos 2000, outros tons de rosa vibrante passaram a ser utilizados, como ponto focal da estética Y2K. Referências de filmes dos anos 2000 ajudaram a reforçar a estética vigente, como no caso de “Meninas malvadas” (2004) e “Legalmente loira” (2001), sendo que esse último contará com uma continuação com sua estreia em maio de 2022. Com a influência do Y2K na moda contemporânea, é natural que as cores populares no período entrem em ascensão, a similaridade entre as cores tidas como tendência no início do século pode ser vista nas escolhas de “cores do ano” de empresas líderes mundiais no segmento; sendo que a semelhança entre a cor eleita para 2001 pela Pantone, Fuchsia Rose, e a eleita para 2022 pela Coloro, Orchid Flower, é inegável.
Entre outros tons de rosa que se tornaram populares nas últimas décadas, é necessário mencionar o Millennial pink. A cor foi descrita pelo Business Insider como a representação da inocência, à medida que apelava para a nostalgia dos confortos da infância, enquanto aqueles da geração passam por problemas gerados em decorrência das crises financeiras do período. Este foi o primeiro registro de uma cor que marcou uma geração inteira.
De volta às cores contemporâneas, nas semanas de Moda exibidas no início de 2022, a utilização de tons de rosa foi constante nas peças voltadas para o público feminino, sendo que diversos desfiles surgiram com ao menos um look rosa ou até mesmo blocos de looks na cor. Entre esses desfiles, dentro da temporada de Alta Costura Primavera/Verão 22, é possível citar Viktor & Rolf, Zuhair Murad e Elie Saab. Na temporada de Outono/ Inverno 22, o rosa surgiu nas peças de Giambattista Valli, Dolce & Gabbana e Chanel. Marcas como Tom Ford e Kenzo também apostaram no rosa como parte dos seus desfiles direcionados ao público masculino. Dentre os tons que apareceram nessa última temporada, pode-se encontrar majoritariamente tons suaves e claros ou profundos e frios.
Além das marcas mencionadas, é impossível citar a cor rosa dentro das temporadas recentes e não citar o caso da Valentino. Conhecida pelo amplo uso de vermelho, que inclusive é o nome de uma das suas linhas, a marca italiana surgiu com um desfile onde a grande maioria dos looks da coleção eram exibidas em looks monocromáticos de uma cor criada para a marca pela Pantone e nomeada Pink PP, a fim de chamar a atenção para os detalhes das peças, como as suas construções, silhuetas e texturas. Dentro do desfile apresentado em Paris, não apenas as roupas e acessórios eram rosa, mas também o cenário. O rosa também tem sido muito utilizado na beleza dos desfiles de Outono/ Inverno 22/23. Além da Valentino, apareceu nas passarelas da Lanvin, Emporio Armani, Act No.1, Poster girl e Christian Cowan, por meio das sombras e blush utilizados.
Mencionado anteriormente, o Millennial pink também foi muito utilizado na construção de espaços, criando um novo caminho para o uso do rosa na decoração. Em termos de marca, este uso foi popularizado pela estadunidense Glossier, que segue utilizando a cor na sua identidade visual, incluindo na criação de novos espaços em que a marca se encontra, mantendo um ar de leniência. Em contrapartida, a Balenciaga também optou por criar um espaço monocromático utilizando uma opção de rosa vibrante. Trazendo também texturas às paredes da sua loja pop-up, La Cagole, situada em Bangkok, na Tailândia, a fim de criar um local extravagante e impactante.