[ESTÉTICA] Espaços futuristas de varejo

Embalados pelo conceito de Metaverso, que vem ganhando popularidade desde 2021, a presença de espaços com elementos que remetem ao digital e ao futurista ganham espaço em meio ao varejo. Cenários com essa inspiração já estavam em voga desde a última temporada de Alta Costura (SS22), como visto nos desfiles de marcas como a Fendi. À medida que o consumidor se familiariza com as características do mundo digital, ocorre a transferência de características desse universo para o mundo físico, emergindo e estreitando a relação entre ambos os parâmetros de nossas vidas. Tais espaços costumam surgir com uma forte influência da estética minimalista, buscando manter uma quantidade pequena de ornamentações e texturas, além de uma cartela de cores restrita. Ainda quanto às cores, ocorre a utilização de tons neutros, como variações de branco e cinza, em conjunto com o que vem sendo chamado de cores digitais. Essas cores digitais são apontadas como tendência tanto para o presente ano, como para as temporadas futuras, chegando até 2023, tendo como uma das suas características o subtom frio, trazendo especialmente o azul.

Durasport – Aeroporto de Cingapura
BIBU Pet Store

Essas características podem ser aplicadas em ambientes voltados para finalidades variadas, como pode ser visto em locais como a BIBU Pet Store e o Blue Bottle Café. A BIBU, que conta com produtos e serviços para animais de estimação, situa-se em Guangzhou, ao sul da China. Na fachada, encontram-se elementos que remetem à referências retrôs futuristas, trazendo desde o início a inspiração no filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), dirigido por Stanley Kubrick. No interior, paredes majoritariamente brancas, com pontos de cor em verde bandeira e também azul claro, que se repetem no mobiliário. Em alguns momentos, especialmente no acabamento de superfícies que são utilizadas para delimitar espaços e criar pontos focais, é utilizado o prateado. Possivelmente a característica mais peculiar do local é a utilização de formas arredondadas, partindo das escadas em espiral às divisórias, luminárias, janelas e cantos do mobiliário.

Estabelecido pela multinacional Nestlé, o Blue Bottle é uma cadeia de cafés estadounidense, que opera desde 2012. Em seu novo espaço, localizado em Osaka, no Japão, há uma subdivisão de estéticas nos seus dois andares. Em ambos tem-se como principais materiais o vidro (no tom de azul característico da empresa), o aço inoxidável, o concreto e a madeira; que em diferentes proporções, são responsáveis pela mudança drástica de percepção entre os ambientes. Segundo os idealizadores do projeto, “No primeiro andar, o cliente é cercado pela essência da madeira quente, uma grande estação repleta de luz brilhante de boas-vindas e um espaço em forma de palco onde o barista que faz o café se destaca. […] A superfície reflete o cenário do espaço, suavizando a fronteira entre o barista e os clientes”. Já acerca do segundo andar, os consumidores encontram uma área que busca estimular os cinco sentidos, por meio de imagens e sons projetados para “cairem” do teto, estimulando a percepção individual dos visitantes.

Blue Bottle Coffee
Sik Mul Sung

Seguindo com outros exemplos de países asiáticos, pode-se mencionar o caso da empresa sul-coreana de agrotecnologia Nthing; com o seu espaço que atua como showroom, restaurante e espaço de varejo. Localizado em Seul, o local é disposto de forma a exibir o processo de cultivo das hortaliças que são oferecidas, a partir da tecnologia criada pela startup, que controla todo esse processo. A disposição dos produtos é tido como um elemento de design, uma vez que imagens referentes ao produtos também estão dispostas no local, em que o verde também faz parte do mobiliário – adicionado ao branco e cinza, além do acabamento metálico.

Por fim, trazendo o exemplo de uma marca de vestuário e acessórios de luxo, a Givenchy também aplicou o conceito futurista em uma de suas lojas em Paris, onde o rosa, o lilás e o prateado da decoração correspondem às cores dos produtos com destaque na sua exposição. Unanimidade em todos os casos, além da cartela de cores e o acabamento metálico, aqui também se aplica o minimalismo, sendo que os únicos itens que estão dispostos na loja são os próprios produtos.

Givenchy Paris
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