[DESFILE] Paris Fashion Week 23/24

Entre novas tendências e conceitos mantidos das temporadas anteriores, a semana de moda de Paris encerrou o circuito após apresentar peças com tecidos sensíveis à luz UV e dose considerável de recession core. Apesar das marcas da semana de moda francesa possuírem uma forte inclinação para produtos refinados, majoritariamente com um estilo elegante, a utilização de elementos visuais simples foi extremamente recorrente nesta edição. Os designers investiram principalmente em clássicos, voltados para a criação de um guarda roupa recheado de peças sofisticadas e atemporais para o cotidiano.

Minimalismo

Entre os principais conceitos, o minimalismo esteve em voga novamente. Apesar de algumas marcas continuarem a trazer uma pitada de extravagância, a austeridade contemporânea fez com que a grande demanda por itens duráveis e versáteis fosse o principal tópico do momento, de forma mais incisiva do que em temporadas anteriores. Com uma cartela de cores majoritariamente sóbria, as peças dessa linha trouxeram a inclusão de detalhes funcionais, mas não similares visualmente ao estilo utilitário, como anteriormente. The Row, Yohji Yamamoto, Saint Laurent, Balmain, Loewe e Balenciaga foram algumas marcas que se enquadraram nessas características.

The Row
Loewe

Cores

Cores como preto e branco, que se fazem sempre presentes, apareceram acompanhadas por outras cores neutras, como cinza (Louis Vuitton, Rokh), bege (Hermès, The Row), caramelo (Miu Miu) e marrom (Schiaparelli, Balmain, Rokh), similar ao que foi percebido nas coleções apresentadas em Milão neste ano. 

Louis Vuitton
Hermès
Miu Miu
Rokh
Valli

As principais escolhas para cores mais chamativas ficaram a cargo do vermelho, das peças de Balmain, Courrèges, Stella McCartney, Loewe e Valentino, assim como do rosa claro, de Versace, Chanel, Rick Owens, Givenchy, Sacai e Vaquera.

Styling

No styling algumas marcas, como Hermès, Balenciaga e Rick Owens, apostaram em looks monocromáticos. Já a aposta de Valentino, Chanel, Stella McCartney, Alexander McQueen e Sacai foi a mistura de peças P&B – fazendo também a mistura de roupas de outras cores com acessórios pretos, como botas de cano longo, como na coleção de Vivienne Westwood. Segundo a Heuritech, esse styling de peças pretas e brancas ocupou um total de 18% das passarelas de Paris.

Rick Owens
Stella McCartney
Valentino

Uma vez que o styling priorizou a construção de blocos de cor, diferente das coleções vistas em outras cidades da temporada, a utilização de estampas ficou em segundo plano, apesar da presença de florais de fundo escuro, da Dior,  Balenciaga e  Alexander McQueen.

Dior

Tecidos

A proporção de tecidos para peças formais e para casuais, em Paris, foi de 60/40, ilustrando a preferência das marcas por um estilo solene (?). Foi possível perceber ainda que houve uma predominância de tecidos opacos, variando daquilo que foi visto previamente na temporada. Tecidos finos e transparentes foram altamente empregados, especialmente em vestidos, a exemplo do que foi visto nas peças de Givenchy, Gauchere e Courrèges – correspondendo a 7% das peças das coleções.

Courrèges
Schiaparelli

Utilizando tecidos maleáveis, um elemento recorrente entre as peças foi o drapeado, recorrente em vestidos – presentes nas peças de Victoria Beckham, Schiaparelli e Balenciaga.

Materiais

Silhueta
Versace
Alexander McQueen

Houve também a inclusão de materiais estruturados, que geravam um aspecto rígido mesmo em peças amplas. Isso foi respaldado por uma forte presença de silhuetas retas, trazidas pela Balenciaga, Valentino e Alexander McQueen. Essa escolha de materiais foi representada, especialmente pelo blazer, peça chave da edição com uma quota de 25% nas coleções apresentadas em Paris, como nas de Alexander McQueen e Chloé.

Considerando o principal conceito vigente – o já mencionado recession core, marcas seguiram baseando-se fortemente em elementos dos anos 80, a exemplo de Balmain, Saint Laurent e Balenciaga- porém associações com o vestuário da década de 40 foram ainda mais expressívas, visualizadas nas peças de Lanvin, Hermès e Sacai.

Balmain
Saint Laurent
Lanvin
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors