Nesta temporada – onde foi vista uma predominância de peças simples, com foco na qualidade dos materiais, cortes e acabamentos- acessórios como calçados e bolsas mantiveram esse conceito minimalista do vestuário. Por conta de limitações ergonômicas e outros aspectos, acessórios – em especial os sapatos, costumam manter os mesmos modelos e elementos ao longo das temporadas.
Entre o que foi visto para o Outono/Inverno 22/23, mantiveram-se scarpins e botas de cano alto, além de que algumas opções de acessórios ainda acompanhavam o material utilizado nas roupas. Com o preto correspondendo a 45% do que foi visto nas coleções de Outono/Inverno 23/24 – 7% a mais do que na mesma estação do ano anterior, de acordo com dados da Heuritech – é natural que essa cor estivesse presente com peso nos acessórios, o que ocorreu principalmente com os sapatos, independiente do modelo e material.
ELEMENTOS
Bico fino
Entre todos os elementos possíveis de encontrarmos nos calçados utilizados nas semanas de moda, o bico fino certamente foi a maior aposta. Entre os principais modelos onde ele foi incorporado podemos citar as botas – como as de Alexander McQueen, Loewe, Louis Vuitton, Schiaparelli e Y/Project, scarpins e sapatos de salto alto em geral – de Bottega Veneta, Carolina Herrera, Dior, Ferragamo, Giambattista Valli, Giorgio Armani, Victoria Beckham.
Cano alto e altíssimo
O cano alto, na altura da panturrilha, e acima do joelho foi uma escolha recorrente de marcas que apostaram em botas nos seus desfiles. Essas opções eram confeccionadas principalmente em couro liso e preto. Chanel, Courrèges, Ferragamo e Sacai foram algumas das marcas que optaram pelo cano alto, já Giambattista Valli, Bottega Veneta, Chloè e Hermès preferiram botas acima do joelho. Uma terceira opção se deu ainda com botas que se fundiam com calças, como visto nos desfiles de Victoria Beckham, Diesel e Y/Project.
Brilho sutil
Tratando-se de acabamentos, materiais acetinados e envernizados foram uma preferência tanto nas roupas, quanto nos calçados – sobretudo em versões com salto, reforçando uma ideia de sofisticação da peça. Givenchy, Ferragamo e Giambattista Valli trouxeram materiais acetinados, à medida que Louis Vuitton, Miu Miu, Schiaparelli, Saint Laurent utilizaram o envernizado.
MODELOS
Slideback
Concomitante com a escolha por bico fino, além dos tradicionais scarpins, foi a aposta no modelo slideback. Essa variação, apesar de também poder ser considerada um clássico, surge como uma opção elegante e mais arrojada. O modelo fez parte dos desfiles de Gucci, Saint Laurent, Givenchy, Miu Miu e Dolce & Gabbana, que costumam atrair um público que busca por peças clássicas com uma pitada vanguardista.
messenger bag
Na categoria de bolsas, a messenger bag foi a queridinha de múltiplas marcas, aparecendo em muitos estilos, materiais e cores. A escolha desse modelo pode ser atribuída à sua simplicidade e funcionalidade, além de – apesar de tratar-se de um modelo estruturado – não necessariamente comunicar uma rigidez. Os principais tamanhos variam de pequeno, a exemplo de modelos de Giorgio Armani, Louis Vuitton e Tod’s, a médio, de Bottega Veneta, Carolina Herrera, Chanel, Kate Spade e Valentino.