Desde a temporada passada, um tom específico vem marcando presença na arquitetura: o marsala! Nem rosa, nem vermelho, o grande destaque dos ambientes é um tom terroso, próximo ao telha, uma cor forte e muito imponente. Como foi visto na iSaloni deste ano, as cores fortes foram utilizadas sem moderação na feira, principalmente para criar ambientes monocromáticos, onde o marsala foi o grande escolhido das cozinhas e armários embutidos. Nas paredes, o tom também apareceu como um ponto focal, aquecendo o ambiente – ou mais pontualmente nas decorações, principalmente em cerâmicas ou vidros tingidos.

É importante observar que esses tons mais fortes também acompanhavam texturas acentuadas, principalmente em cabeceiras, tapetes e estofados, materializando o lúdico glam em um ambiente mais dinâmico no olhar, explorado também por shapes diferentes. Esse é um reflexo do maximalismo utilizado de forma mais pontual nos espaços, mas garantindo um toque único de personalidade.

VyTA Farnese Bar | Collidanielarchitetto

Marsala foi eleita a cor de 2015 pela Pantone e, na época, uma aposta ousada, gerando muitas experimentações – principalmente pelas cores mais alegres que estavam em alta no momento, como o amarelo e o turquesa. Por contar com uma tonalidade única – mesmo que às vezes seja confundida com vinho ou bordô -, e pertencer à paleta de cor dos vermelhos, possui um aspecto mais terroso, tornando-se um tom mais intenso, podendo gerar sensações de excitação e coragem.

Falando sobre o vermelho – de onde deriva o marsala -, que também esteve presente na Feira de Milão deste ano em grande escala, onde foi utilizado como uma adição de dinamismo e, em alguns casos, até mesmo de elegância, trazendo características atribuídas à cidade cosmopolita italiana. Esteve presente em itens como estofados e almofadas, assim como em estampas e cores de paredes completas e chegou a ser denominada como “a cor da estação”. Tanto o vermelho quanto o marsala, foram fortemente incorporados aos espaços contemporâneos, e também em locais com apelo à elementos antigos, criando ambientes com um toque de nostalgia. Nos estofados, o marsala utilizado na textura do veludo foi um dos maiores destaques para garantir pontos de atenção nos espaços.

Independente de ser utilizada em muita ou pouca quantidade, a sensação transmitida pelo marsala é a mesma: imponência e destaque. Seja como cor principal em um ambiente monocromático, ou como um ponto de cor em um espaço mais tradicional, este tom jamais passará despercebido. Outra vantagem é poder explorar sua aplicação em diversas texturas, tanto em móveis com acabamento fosco, em almofadas bordadas ou estofados com toque aveludado.

Mesmo sendo um tom super intenso, pode ser incorporado nos mais variados espaços, desde cozinhas até dormitórios, tanto em projetos residenciais quanto comerciais. É importante analisar a paleta de cores do espaço para não criar um atrito visual que possa causar desconforto, mas por ser um tom terroso, é fácil de adaptá-lo, fazendo ótimas combinações tanto com cores claras quanto escuras.

Stair-case Malasaña | Mariana de Delás e Marcos Duffo (via ArchDaily)
Dulux

Para se inspirar: a empresa italiana Moooi é expert em utilizar o marsala tanto em seus produtos quanto nos ambientes onde são compostos de maneira super inovadora e cativante. Na última coleção, as paredes e decorações estiveram com a aplicação do marsala em grande parte.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors