Buscando transformar clientes em verdadeiros fãs, as marcas estão apostando em ampliar seus negócios além das lojas físicas tradicionais. Gerar desejo e proporcionar experiências memoráveis – que são compartilhadas gratuitamente nas redes sociais, ajudando no engajamento – já tornaram-se quase um padrão entre as marcas – principalmente as de grande renome. Buscando expandir para além da moda e da beleza, um dos focos é a exclusividade.
Além da maior atenção aos pontos de varejo, restaurantes e cafés em pontos estratégicos e com grande fluxo de turistas são os investimentos preferidos para atrair clientes. Mas, obviamente, a cultura do espaço onde o novo negócio será inserido deve ser observada com cautela, para que exista uma homogeneidade, tanto visual quanto funcional.
Um case que chamou bastante atenção recentemente foi o Prada Caffè Harrods, que segundo a própria Prada é um “espaço pensado para dar uma nova dimensão à marca e oferecer aos clientes uma experiência única e envolvente” – e que já se tornou um grande sucesso nas mídias. O objetivo também foi oferecer aos clientes uma homenagem ao estilo de vida italiano, algo muito presente em todos os produtos da marca milanesa, e embora seja uma pop-up, foi aplicado um conceito de “longo prazo”, onde permanecerá aberta até 7 de janeiro de 2024, por quase 10 meses.
O local escolhido em Londres é famoso por seus luxuosos armazéns, e houve grande preocupação para inserir o visual da marca em meio à arquitetura londrina. Para atingir o objetivo, a fachada foi detalhadamente trabalhada para se encaixar no prédio já existente, de forma a se destacar sem destoar totalmente do visual tradicional. O ambiente revisita as marcas visuais da Prada, com todas as escolhas – desde a decoração e cardápio até a atmosfera – refletindo a linguagem, abordagem e forma diferenciada de ver o mundo da marca, adaptando a moda de forma impecável.
O piso, revestido com ladrilhos xadrez preto e branco, foi inspirado no visual de uma das lojas mais famosas da Prada, que foi sua primeira butique, inaugurada em 1913 na Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão. As paredes, tetos e estofados em veludo, coloridos com o icônico verde da marca, contrapõem com os baixos-relevos florais e molduras das paredes, evocando algumas das principais lojas globais da Prada.
Os utensílios de mesa são originais e exclusivos, selecionados pela Prada para complementar o ambiente, incluindo porcelana japonesa azul-clara com dupla linha preta contrastante – inspirada na antiga Celadon Pottery -, além de cristais de vidro soprado, incluindo a série icônica Triangle da marca. Na entrada do café, é possível visualizar uma grande bancada de mármore e painéis texturizados, propositalmente utilizada para exibir as confeitarias da marca, que são apresentadas como peças individuais de joalheria.
Com uma ampla seleção de pratos doces e salgados da tradição italiana, tais como sanduíches e risotos de mussarela de búfala e salmão, o menu abrange opções do café da manhã ao brinde do fim da noite, oferecendo refrescos gourmet durante todo o dia, proporcionando escolher entre uma carta de vinhos que vai do Piemonte à Sicília ou coquetéis exclusivos.