CASE: Jacquemus e a Intervenção Phidigital

A fusão entre o físico e o digital – o phidigital, que abordamos como um dos conceitos para 2023 e além, no nosso Trendbook – evolui a cada dia, e gera até uma certa confusão por criar brechas para criar indagações sobre o que é real ou não. Diversas marcas estão aplicando esse conceito, principalmente nas mídias sociais, o que aumenta muitas vezes a dúvida sobre o que existe ou foi gerado pelas novas tecnologias.

Esse foi o caso da marca francesa Jacquemus, que viralizou ao publicar um vídeo no Instagram – que teve mais de 2 milhões de likes – com versões gigantes da icônica bolsa Le Bambino desfilando sobre rodas, como carros, pelas imediações da Boulevard Haussmann na Cidade Luz, misturadas ao tráfego da capital da moda. Para completar, as palavras “Bambino” e “Jacquemus” apareceram escritas no asfalto, ao lado dos veículos.

A região onde transitaram as bolsas da grife francesa é conhecida por reunir várias marcas famosas, e graças ao visual realista, muitos fãs da marca acreditaram que o desfile pudesse ser real. No entanto, logo após viralizar, a marca confirmou que se tratava de um vídeo em parceria com o video artist Ian Padgham, que ao misturar realidade com surrealismo, fez com que as bolsas desfilassem pelas ruas de Paris. O artista também já fez diversos outros vídeos mesclando o mundo físico com o virtual para a própria Jacquemus e também para outras marcas, como Gucci Vault, Tiffany & Co. e Hyundai France.

A marca, conhecida por suas micro bolsinhas – que se tornaram febre e conquistaram famosas – utilizou o desfile virtual como parte de uma campanha em suas redes sociais, após uma outra experiência imersiva que aconteceu durante a Paris Fashion Week: um pop-up na Galeries Lafayett, onde as obsessões de seu fundador ganharam vida através de decorações lúdicas e surpreendentes, assim como um café efémero e um mercado de flores. Além de bolsas em tamanhos gigantes – sim, existe uma predisposição da marca por tamanhos exagerados -, o ambiente contou com uma torradeira com dimensões fora do normal, e para completar, máquinas de lavar roupa “trabalhando” em tempo real.

É inegável a visão da marca para as novas necessidades dos consumidores, o que resulta na força que Jacquemus possui virtualmente, abusando de ações criativas como a das bolsas tomando conta das ruas de Paris.

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