CASE: Harry Styles e disrupção da masculinidade GenZ

Artista inglês de 28 anos, Harry Styles tem um estilo que transcreve a forma Gen Z de se vestir. Na sua carreira solo como cantor e compositor, após ter feito parte da boy-band inglesa e irlandesa One DirectionStyles vem apostando em peças tradicionalmente do guarda roupa feminino, misturadas com peças masculinas – entre roupas e acessórios. Ainda em novembro de 2020, ele foi o 1º homem a estrelar sozinho uma capa da Vogue estadunidense – utilizando um vestido de renda da Gucci com uma jaqueta de smoking. A Gucci, inclusive, foi responsável pelo figurino utilizado pelo cantor ao longo de suas turnês, além de realizarem colaborações constantemente. Entre as parcerias mais recentes, encontra-se a Gucci HA HA HA, divulgada em julho de 2022, a ser lançada no fim do ano. 

Vogue EUA | Novembro/20
Gucci HA HA HA w/ Harry Styles

Quanto às suas inspirações estéticas, o jovem mencionou em entrevistas o estilo de ícones como Prince, David Bowie, Elvis Presley, Freddie Mercury e Elton John – todos com figurinos extravagantes. Alguns desses nomes fizeram ainda parte do Glam Rock, que abriu precedentes para uma grande experimentação em termos de vestimentas. Assim como outras tendências das décadas de 1970 e 1980, o Glam Rock vem influenciando a moda contemporânea, ignorando atributos de gêneros dados às peças e adicionando cores vibrantes e diversas texturas.

Assim como essas celebridades, Harry Styles escolhe as roupas que pretende utilizar baseado no seu próprio estilo e na mensagem que busca passar. Em uma entrevista ao The Guardian, em 2019, o artista menciona que “Eu quero que as coisas pareçam de uma certa forma. Não porque isso me faz parecer gay, me faz parecer heterossexual ou me faz parecer bissexual, mas porque eu acho legal.” Com isso, Styles personifica a ideia característica da geração Z de não se limitar à predefinições.

The Guardian

Além das roupas, Harry Styles utiliza constantemente diversos itens de joalheria, que vão de anéis (como os que carregam as letras H e S, uma de suas assinaturas de estilo) à colares de pérola. Essa gema posteriormente teve seu uso popularizado entre outros homens – sendo hoje usados nas passarelas de semanas de moda ou em produções que misturam elementos clássicos à looks casuais.

Na beleza, o artista havia lançado a sua própria marca, a Pleasing. Ao ser lançada, no final de 2021, a marca contava com uma linha de esmaltes, com nomes inspirados em pérolas; além dermocosméticos, como um hidratante para os lábios e olhos e um hidratante facial, com cápsulas que remetem às pérolas. Em setembro de 2022, Harry Styles lançou uma parceria com o estilista carioca Marco Ribeiro, permeando toda a linha de beleza. Com a dupla, foram lançadas novas cores de esmaltes, pigmentos em  e em creme, contando majoritariamente com cores vibrantes, fortalecendo a premissa de expressão e fugindo do básico agênero, de cores e formas neutras.

Pleasing x Marco Ribeiro

Transitando em diversas áreas, símbolos como o Harry Styles acabam por definir uma nova masculinidade – ou a quebra de uma. Enquanto a geração Z foca em valores sociais e globalizados, a androgenia e marcas agênero se mostrar reconfortantes, principalmente vindas de modelos significativos de seu tempo. Harry Styles insere na cultura uma visão mais fluída do emocional, do posicionamento e, porquê não, de um novo sexy.

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