[CASE] Bananananana Coffee

A China, país que até boa parte do século XX era majoritariamente agrário, hoje demonstra uma economia estabelecida e uma vasta gama de consumidores que acompanham – e até mesmo ditam – o desenrolar das tendências de diversos setores. Na região leste do país, é possível encontrar negócios que exibem um interior com um conceito vanguardista, como no caso da Bananananana Coffee, situada em Hangzhou. Trazendo um forte apelo monomaterial (metalizado), o espaço poderia se mesclar facilmente com os cenários de filmes de ficção científica criados entre as décadas de 60 e 70, como THX 1138, de George Lucas – que posteriormente criaria o universo de Star Wars.

Quanto ao conceito, a MANGO ideia, responsável pelo projeto, relata que ele parte de “uma reflexão sobre a atual situação social dos jovens, e tenta expressar personalidade e vontade através de uma forma espacial”. Os responsáveis pelo projeto mencionam ainda que o café teve como resultado final um ambiente que faz alusão a destroços de aeronaves, transformando-o em uma espécie de instalação artística. Através disso, a intenção era a criação de uma linguagem que rompesse e criasse um conflito visual com o tipo de comércio que estava estabelecido no local anteriormente. Para que isso fosse possível, uma chapa de aço foi utilizada, subdividida em cinco painéis que foram dispostos no interior e exterior do espaço; atraindo a atenção das pessoas que transitam pelo bairro e criando uma transição orgânica entre ambos os espaços que compõem a cafeteria.

Acervo MANGO idea
Planta Baixa – Acervo MANGO idea
Isométrica – Acervo MANGO idea

Quanto ao conceito, a MANGO ideia, responsável pelo projeto, relata que ele parte de “uma reflexão sobre a atual situação social dos jovens, e tenta expressar personalidade e vontade através de uma forma espacial”. Os responsáveis pelo projeto mencionam ainda que o café teve como resultado final um ambiente que faz alusão a destroços de aeronaves, transformando-o em uma espécie de instalação artística. Através disso, a intenção era a criação de uma linguagem que rompesse e criasse um conflito visual com o tipo de comércio que estava estabelecido no local anteriormente. Para que isso fosse possível, uma chapa de aço foi utilizada, subdividida em cinco painéis que foram dispostos no interior e exterior do espaço; atraindo a atenção das pessoas que transitam pelo bairro e criando uma transição orgânica entre ambos os espaços que compõem a cafeteria.

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