[BEAUTY] C-BEAUTY

Após o notório sucesso de marcas de cosméticos originadas na Coréia e no Japão, a China aparece como uma grande aposta no setor de beleza. Enquanto o foco nos dois primeiros países asiáticos é estabelecido principalmente nos dermocosméticos (aka skincare), o mercado chinês tem chamado a atenção por conta da sua variedade de cosméticos. Essa atenção recebida tem parte de sua origem atrelada ao estilo de maquiagem Douyin, muitas vezes erroneamente descrita como coreana. O nome dessa maquiagem é referente ao nome da plataforma que impulsionou a sua popularidade, conhecida como a versão chinesa do TikTok.

Essa maquiagem é caracterizada pelo wò cán (uma forma específica de utilização de maquiagem na parte inferior dos olhos),  uso do rosa, em tons saturados, por meio de sombras e blush, de batons com acabamento cremoso ou gloss e de brilho. O brilho utilizado é uma das principais diferenças entre os produtos encontrados no ocidente e no oriente; enquanto que aqui encontramos pigmentos em pó fino, no outro lado do mundo as partículas de brilho são visualmente maiores, criando um efeito visual inovador do ponto de vista ocidental. Por conta das cores e acabamentos, esse estilo de maquiagem pode ser considerado romântico, indo de encontro com outro diferencial dos produtos chineses: a embalagem.

Enquanto o minimalismo é uma forte aposta no ramo de beleza, o mercado chinês busca entregar produtos ornamentados e intrincados. Elementos românticos são recorrentes (com a utilização de elementos florais, além da cor rosa), assim como temáticas tradicionais chinesas (sendo o dragão o principal ícone, junto ao uso de vermelho e ou dourado). O tradicionalismo pode ser encontrado ainda nas fórmulas, que contam com ervas (incluindo chás), assim como flores e raízes – que ocupam parte integral na medicina chinesa. A relevância dessa área atrai marcas internacionais que também vêm buscando se apoiar no conhecimento ancestral, como no caso da LVMH.

Entre opções de empresas que trazem a cultura chinesa, destacam-se a Florasis e a Palace identity, onde os batons são os itens de maior destaque, por conta do seu detalhamento. Os itens desse tipo de marca costumam trazer cores profundas – que remetem a minerais celebrados na China, como a jade e o lápis lazuli – e um ar de seriedade. Têm um público alvo que busca por produtos de luxo – criando uma diferenciação com os produtos de luxo ocidentais por meio da base cultural.

Os produtos com estética romântica são encontrados em marcas como Zeesea (empresa do mesmo grupo da PI), Perfect Diary e Flower Knows, onde produtos em pó – a exemplo de blushes, bronzers, contornos e iluminadores – são os itens mais característicos. Aqui o público alvo são pessoas mais jovens e que buscam marcas que representem a sua jovialidade com frescor, por meio de uma cartela de cores (dos produtos e da comunicação das marcas) que acompanham esse conceito.

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