A Aesop é uma marca de beleza que tem no seu portfólio itens para a pele e para o cabelo, tendo como o seu diferencial produtos que se apresentam como de luxo, à medida que se posiciona como uma marca de clean beauty. Além disso, a marca, que está presente em 27 países, possui lojas com um visual diferente entre si, ainda assim seguindo a mesma estética nos seus quase 100 produtos desenvolvidos até o momento. A empresa foi fundada na Austrália, em Melbourne, em 1987, e até recentemente fazia parte do grupo brasileiro Natura & Co – junto à Natura, Avon e The body shop, sendo adquirida pelo grupo L’oréal. Com formulações veganas e cruelty-free, a Aesop tornou-se uma Certified B Corporation em 2020, que tem como intuito medir todo o impacto social e ambiental de uma empresa.

A marca possui somente uma loja física, situada na Oscar Freire, em São Paulo, inaugurada na metade de 2015. O projeto foi desenvolvido por arquitetos do Metro Arquitetos Associados, Paulo Mendes da Rocha juntamente com Martin Corullon e Gustavo Cedroni, trazendo elementos da arquitetura modernista do país. As diretrizes para o desenvolvimento das lojas incluem a utilização de uma estética simples e sofisticada, mantendo detalhes que conversam com as características da arquitetura da cidade e do país em que é situada. Além disso, apesar dessa espécie de processo de “nacionalização” dos produtos por meio do espaço onde eles são apresentados, as embalagens da marca são internacionais – consistindo majoritariamente em vidros âmbar com tampa preta e rótulos em preto e branco, onde as fontes Helvetica e Optima Medium são empregadas.

A popularidade da empresa é tamanha que a L’oreal desembolsou US$ 2,525 bilhões, tornando essa a maior aquisição do conglomerado até hoje. Bruno Monteyne comenta, em entrevista à Vogue, que as recentes taxas de crescimento anual da marca australiana variam de 20% a 30%, tendo apresentado uma margem de lucro bruto de 87,1% em 2022; já a Business of Fashion comenta que as vendas da Aesop aumentaram quase vinte vezes, indo de US$ 28 milhões em 2012 para US$ 537 milhões no ano passado.

Para a companhia francesa, a Aesop proporciona a presença no mercado de clean beauty, dada as suas formulações, assim como o apelo estético que pode ser direcionado para consumidores independente do seu gênero e faixa etária. Essa premissa torna ainda mais ênfase quando se trata de mercados que ainda permitem uma margem considerável de crescimento, como no caso da China. Essas duas características, uma quantidade considerável de homens como consumidores e a presença no mercado asiático, além da sua rede de lojas, se tornam características diferenciais da marca, tornando-a um grande atrativo no mercado de aquisições e um exemplo de negócio a ser observado.

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