Na moda, os tons pastel têm estado presentes desde as temporadas de 21 e possuíram uma grande adesão em 2022. Apesar de ainda serem vistos nos desfiles de 2023, os tons pastel foram ofuscados por tons vibrantes de rosa e vermelho. Porém, nos desfiles referentes à 2024, essas cores claras voltaram a ser destaque da temporada. Na temporada de Outono/Inverno 23/24 de Prêt-à-porter e Primavera/Verão 23 de Alta costura, o rosa chamou a atenção, já nas coleções de PV 24 de Prêt-à-porter o azul dominou as passarelas.

O Pinterest divulgou que a busca pelo termo “Blue jellyfish” teve um aumento de 155% entre setembro de 2021 e agosto de 2023, indicando que a cor pode apresentar relações com uma temática marítima. Já de acordo com o WGSN, as cores pastel computaram 38.8% de uso no vestuário na PV 24. Segundo a Heuritech, o aumento do azul claro foi de 3% entre as temporadas de PV 23 e PV 24. O WGSN aponta o Elemental blue (Coloro 117-47-13) como uma das cores que irão predominar no mercado na América Latina na P/V 24.

Na Vogue UK e L’officiel USA também mencionam-se a importância do azul claro, considerando o Sky blue uma das principais cores-chave da temporada. Exemplos de marcas que utilizaram a cor incluem a Bottega Veneta, JW Anderson, Fendi, Versace, Prada, Jason Wu, Akris e Tod’s. Na temporada de Pre-fall 24, esse tom de azul foi empregado por Thom Browne, Carolina Herrera, Elie Saab e Reem Acra, enquanto um tom mais vibrante foi utilizado pela Chanel e Valentino.

Versace
Tod_s
Thom Browne
Carolina Herrera
Valentino
Batsheva

Além do vestuário, o Pinterest salientou ainda o uso do azul na beleza, especialmente em maquiagens. As buscas por “Maquiagem azul-claro para festa” e “Maquiagem aquamarine” expressaram um aumento de 70% e 100%, respectivamente.  Da mesma forma vista nas peças, a maquiagem azul também fez parte parte dos desfiles de PV 24, reforçando a tendência de sombras em azuis claros e médios e incorporando também o uso de batons azuis escuros.

Na decoração de interiores, ainda em 2022, o WGSN apontava a utilização de tons pastel em 2025 e mencionava que “A psicologia das cores também desempenhará um papel fundamental, com os tons escolhidos não apenas pela sua aparência, mas também pela forma como nos podem fazer sentir”. A plataforma reforça a ideia de calma, suavidade e serenidade que esses tons apresentam, afirmando que eles “ajudam na atenção plena, na clareza e na calma em casa”, possuindo “a versatilidade para funcionar em diversos contextos, desde tintas e azulejos até roupas e tecnologia”.

O azul também é um destaque nos interiores, e esteve presente em grande quantidade na última edição do Salone del Mobile.Milano, feira que é referência mundial para a arquitetura e o design. Utilizando tonalidades ousadas, capazes de dar a cada elemento traços expressivos, as cores foram empregadas através de uma vasta paleta para ativar a positividade e desempenhar um papel essencial para o bem-estar psicofísico, ao mesmo tempo em que refletem um design versátil, pensado para diferentes gostos e ambientes. Apesar de muitas marcas ainda investirem em tons mais vibrantes, os azuis que proporcionam a sensação de tranquilidade estão voltando a ser aplicados nos produtos, fugindo dos tons saturados que contrastaram nas últimas temporadas.

O mix & match esteve presente na coleção da Arper, garantindo uma explosão de cores, onde o azul esteve presente, podendo ser utilizado sozinho ou mesclando outras tonalidades. A Moooi, referência nos estofados com personalidade, também mesclou o azul pastel entre os tons dos modelos apresentados, criando harmonia com o design convidativo e focado no bem-estar.

Moooi
Kartell
Baxter
Diesel Living

Os itens decorativos da Kartell também exploraram as tonalidades mais claras de azul, buscando levar a sensação de tranquilidade aos ambientes, que costumavam ser mais chamativos. Além disso, o azul apareceu nos lançamentos de estofados da Baxter, criando uma atmosfera convidativa e tranquila. A Diesel Living, conhecida por trazer novidades que sempre surpreendem em suas coleções, lançou recentemente Melt, uma coleção de cerâmica que parece uma superfície em constante mudança, onde uma das cores de destaque é o azul.

Em meio a isso, dois tons de azul claro foram eleitos por empresas como as suas cores do ano de 2024. A Suvinil selecionou a cor Conforto, a definindo como um tom neutro de matriz azul, levemente acinzentado, que proporciona uma sensação de ar limpo e frio, junto a um toque de nostalgia. Além disso, a cor representa “ a dualidade de um céu romântico ao amanhecer e dos universos digitais que fazem cada vez mais parte da rotina.” Sherwin coloca conceitos como as possibilidades, a gentileza e a leveza como ideais importantes para 2024, materializados pela cor  Confins do Céu (SW 6239). A empresa afirma que a cor “nos convida a abraçar uma paz leve e dinâmica; abrir nossas mentes para uma cor de calma e possibilidades”.

Considerando a sua aplicação diversa, o azul, assim como outros tons pastel, seguem permitindo a sua aplicação em produtos em cenários onde eles são comercializados e de imagens de promoção. Enquanto cores populares atualmente, como o terracota, são ligadas a uma ideia vibrante e criativa, o azul é vinculado à serenidade. As suas diferenças indicam opções de uso separadamente, porém marcas também a utilizam de forma conjunta, como em peças da Fendi.

Fendi
Fendi

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