[ICONOGRAFIA] Y2K: Borboletas

Algumas estéticas possuem fortes características não apenas na modelagem das peças ou cores utilizadas, mas também em seus ícones e estampas, como é o caso do desenho de borboleta dentro do Y2K. Ao falar-se de Y2K, trata-se de uma estética predominante nos anos 2000, repleta de cores vibrantes, modelagens joviais e referências pop, trazendo também uma certa sensualidade e descontração, a partir de peças “divertidas” e fortemente casuais. Entre os elementos-chave, pode-se citar a ampla utilização da cintura baixa (especialmente no jeans), vestidos e blusas com frente única ou de decotes assimétricos e comprimentos mini. Inspiradas por essas características, as marcas vem apresentando uma estética Y2K desde antes do início da pandemia de Covid-19, tomando ainda mais força com a onda de nostalgia que se instaurou desde então. 

Swaatie | 2020
Olivia Rodrigo via Instagram 2021
Mariah Carey em 2000

Além dos anos 2000, tanto a Vogue, quanto o The New York Times mencionam que a borboleta foi um elemento iconográfico importante, trazido pelos artistas surrealistas, na década de 1920, com a qual podemos traçar diversos comportamentos e estilos em comum com aqueles vistos no período atual. A Vogue afirma ainda que “a intenção da primeira geração de surrealistas era tornar o familiar novo e mostrar um mundo frágil cheio de tensão em uma nova realidade onírica”, trazendo dessa forma o sentimento de libertação difundido na época.

Contemporaneamente, a imagem da borboleta foi revivida em coleções de diversas marcas na temporada de Primavera/Verão 2022, a fim de evidenciar a ideia de evolução e renascimento. Este ícone surgiu como elemento de design por meio de silhuetas, recortes e, especialmente, por meio de estampa, sendo utilizada em todos os tipos de peças possíveis, incluindo acessórios. No quesito estamparia, é necessário mencionar que a borboleta é apresentada de forma literal, em toda a sua forma, mas também de uma maneira um pouco menos literal, apesar de ainda que mantenha evidente, utilizando os variados padrões de cores que se formas nas asas das diferentes espécies encontradas ao redor do mundo, como no caso das peças apresentadas por Chanel. Essa tendência foi vista nessa temporada nas passarelas da Prada, Fendi, Alberta Ferretti, Calvin Luo, Badgley Mischka e, principalmente, Blumarine. 

Chanel | SS22
Prada | SS22
Alberta Ferretti | SS22
Badgley Mischka | SS22
Blumarine | SS22
Blumarine | SS22
Dries van Noten

Na temporada de Outono/Inverno 22/23, as borboletas apareceram também como acessórios de cabelo no desfile de Conner Ives e choker de Dries Van Noten  e são citadas como tendência de inspiração na maquiagem como empresas internacionais como a Huda Beauty, adaptando se nas mais diversas cores e tipos de beleza. Sendo assim, não há uma delimitação de cartela de cores para essa tendência, devido a sua pluralidade e adaptabilidade. Apesar disso, por conta do seu vínculo com a estética Y2K, no vestuário a borboleta muitas vezes é encontrada em combinação com tecidos casuais – como no caso da sarja e do jeans- e também em materiais que previamente eram considerados festivos e noturnos e que hoje passam a serem utilizados no cotidiano – como paetês, lantejoulas e tecidos iridescentes.

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