LIGHTING: Orgânicos

Após alguns anos com o estilo industrial e suas linhas retas em alta, a iluminação também entrou na onda da organicidade, onde os formatos redondos e indefinidos são mais explorados, além de efeitos – tanto na iluminação em si quanto no design dos produtos – inspirados nos espaços futuristas.

Segundo um review da WGSN sobre as tendências da Semana de Design de Milão deste ano, a irridescência – reflexos brilhantes, perceptíveis no arco-íris, na madrepérola, em bolhas de sabão; furta-cor – trouxe uma dose de magia digital para superfícies. A nova coleção de pendentes e luminárias do Tom Dixon Studio já traduz perfeitamente este novo estilo em ascensão no lightning design. O pendente MELT, com seu formato orgânico, é estilizado em ouro – também disponível em prata luminoso -, o que garante o visual reflexivo. Segundo o Studio, o MELT “foi criado com a obsessão de criar um objeto de iluminação imperfeito, orgânico e naturalista”. Outro produto da linha é o MIRROR BALL LED: “Espelhado pelo nome, espelhado pela natureza.? Inspirado no famoso capacete espacial e bolas de discoteca”.

Tom Dixon | MELT
Tom Dixon | MIROR BALL
Bomma | The Dark & Bright
Lasvit | The Frames

A coleção The Dark & Bright Star da BOMMA segue esta mesma linha, com pendentes de diversos formatos, todos com esse estilo de design e materiais que lembram a estética futurista, dessa forma as luzes pendentes de disco nas versões transparente e prateada adicionam uma nova perspectiva aos interiores com seus reflexos de luz metálicos. Já a linha The Frames da Lasvit foi desenvolvida com conceito espacial exclusivo, feito especialmente para a exposição Lasvit Sanctums, também na Milan Design week 2022. Cada objeto parece uma moldura de janela estilizada feita de metal, decorada com belos padrões arquitetônicos inspirados em joias finas, com um círculo de vidro inserido, onde “as molduras contam a história dos nossos sonhos e experiências transferidas para o vidro. Eu queria capturar memórias, pensamentos e vistas inesquecíveis através da beleza do vidro”, descreve Mária Culenová, chefe da equipe de design da Lasvit e autora do conceito.

A Moooi, marca conhecida por seu design irreverente – e muitas vezes lúdico -, também lançou um novo produto com formato orgânico: “Os designers da Serpentine Light Front perceberam que torcer um pedaço de papel era mais fácil ao usar uma forma em S. A combinação de várias formas em S fez com que a forma parecesse uma estrada sinuosa. Dobrar a forma criou cones ou ondas. As possibilidades pareciam infinitas”.

Moooi | Serpetine Light Front
Mohd | The Pebbles
Parachilna | Gweilo Tang

A Mohd Home Design também falou sobre os novos formatos de luminárias e pendentes que estão chamando a atenção com esculturas leves que iluminam, decoram e mobiliam e a originalidade das formas. Lâmpadas de design modeladas em formas orgânicas e geometrias fascinantes, tornam-se peças de arte exclusivas para embelezar os espaços, utilizando como exemplo a coleção The Knot Small da Brokis, e a GWEILO TANG da Parachilna.

Além dos efeitos reflexivos, as candy colors também estão sendo utilizadas na iluminação – seguindo a tendência dos demais itens decorativos, como vasos em vidro – como visto nos novos produtos de Helle Mardahl. Conforme descrição da própria artista: “Doce ilusão! Novos estilos e novas cores deliciosas em exibição em nosso showroom. Disponível em nossa loja de doces online também. Bom apetite”.

Helle Mardahl
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors