[DESIGN] Fotografia espontânea

Em um momento onde há preferência por elementos naturais, é possível ver a adaptação desse conceito dentro das mais diversas áreas. Na comunicação itens orgânicos ganham destaque e na fotografia isso surge pela incorporação de fotos espontâneas. Enquanto ainda existe o debate acerca da padronização da beleza por meio de filtros e uma forte presença de edição, a fim de alinhar os corpos que se encontram nas fotos com o ideal de beleza vigente, o espontâneo ganha popularidade. O termo candid photography, traduzido para o português como fotografia espontânea (sendo que tradução literal de candid é “sincero”) é um gênero que busca capturar imagens de forma genuína. Com o conhecimento das pessoas envolvidas ou não, esse tipo de fotografia busca retratar o entorno na forma como ele é, não enquadrado nos moldes traçados por aqueles que operam as câmeras e suas lentes variadas.

Gucci Cruise 2023
Arava Polak

A fotografia espontânea é intrínseca a alguns gêneros, como fotojornalismo e fotografia de rua – onde não é possível ou, pelo menos, há a dificuldade de manipular o elemento que será capturado. É possível traçar ainda um paralelo com o cinéma vérité ou truthful cinema que, como o nome sugere, foi um movimento cinematográfico dos anos 60 tinha como característica a utilização de diálogos reais, que posteriormente eram transcritos e transformados em filme. Quanto à fotografia extemporânea, esta ganhou destaque recentemente no setor de eventos, em especial de casamentos. A Adobe menciona que “A própria presença de uma câmera muda a forma como as pessoas agem e reagem.”, o que pode resultar em imagens que transmitem um visual de artificialidade. Em eventos onde a emoção é o elemento central, como no caso de casamentos, a espontaneidade se alinha com o conceito de capturar momentos sinceros.

Arava Polak
Costarellos
Enaura

Com isso, na comunicação de produtos de moda, as fotografias espontâneas (ou algo muito próximo disso) pode ser observada em campanhas de editoriais bridal, como os que foram apresentados na tradicional New York Bridal Fashion Week em abril de 2023. Outra característica dos editoriais apresentados, incluem a utilização de cenários ao ar livre ou, pelo menos, não reclusos aos estúdios fotográficos de fundo infinito neutro. Seja por meio da presença do mar ou de flores, com uma alusão óbvia para a temporada de Primavera 2024, há o reforço da ideia de elementos naturais. Além do vestuário voltado para casamentos, fotos sem artifícios são encontradas em coberturas de bastidores de desfiles e editoriais, além da comunicação de acessórios como relógios, bolsas, calçados e, especialmente, perfumes.

Oscar de la Renta
Rivini
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors