[DESFILE] Beleza FW 23 24

Apesar da beleza se tratar do elemento com a maior facilidade de mudança, a constância entre as temporadas – especialmente as de mesma estação- tem se tornado característica desta era das semanas de moda. O uso de cores escuras nos lábios, prata em sombras e pele com aspecto saudável são algumas das tendências que vêm se perpetuando nas edições recentes. A diferenciação desta temporada com as outras, no quesito de maquiagem e cabelo, se dá na predominância de elementos sutis e menos artísticos, alinhando com a presença dos conceitos  minimalistas, especialmente o recession core.

Preto e ainda mais preto

Os batons escuros que já vinham da temporada de Inverno 22 chegaram para o Inverno 23 com a profundidade máxima novamente. Antes, no Verão 23, batons vermelhos e roxos eram os escolhidos, agora o preto foi a maior aposta novamente – presentes desta vez nos desfiles da Rodarte, Mark Fast e Bora Aksu. O preto também foi uma aposta constante em olhos esfumados vistos na Dior, Erdem, Schiaparelli, Antonio Marras, Jason Wu e Prabal Gurung.

Dior
Erdem
Velentino

Delineado alongado

O delineado preto é um clássico, assim como o já mencionado olho esfumado. Parte da beleza da Balenciaga, Valentino, Rodarte, Fendi, Anteprima e Carolina Herrera – o delineado surge como elemento principal da maquiagem, aplicado também em uma versão mais alongada, apesar do famoso delineado gatinho ainda ser encontrado.

Velentino
Fendi
Anteprima

Prata

Os efeitos metálicos que se mantêm populares há mais de 4 temporadas seguem nesta edição por meio do prateado. O que apareceu nos desfiles de Primavera 23 por meio de glitter, pigmentos metálicos, iluminadores e aplicações de strass se resume nesta temporada às sombras e, em menos ocasiões, outras aplicações nos olhos e sobrancelhas. Aqui vemos marcas como Off-White, Diesel, Altuzarra, Chanel, Chloé e Richard Quinn.

Off-White
Chanel

Glass skin

Ainda no quesito brilho, mas de uma forma diferente, foram vistas nas passarelas uma pitada de uma das tendências recentes do skincare: a glass skin (pele de vidro), uma pele extremamente hidratada, e consequentemente iluminada por conta da quantidade de cremes utilizados, e livre de imperfeições. Esta variação é uma evolução da pele natural, sempre presente nas semanas de moda, que nesta edição esteve presente nos desfiles da Hermès, Stella McCartney e Balmain.

Hermès
Stella McCartney
Balmain
Penteados

Tratando-se de cabelos, o penteado mais utilizado foi – sem dúvidas, o coque baixo. Aposta de marcas como Saint Laurent, Givenchy, Carolina Herrera,Schiaparelli, Alexander McQueen e Brandon Maxwell, esse penteado foi utilizado para as mais diferentes texturas de cabelo. A diferença entre cabelos lisos e ondulados e cabelos cacheados e crespos é que nesses últimos o cabelo era trançado desde a raiz antes de ser feito o coque. 

Saint Laurent
Carolina Herrera
Schiaparelli
Alexander McQueen

Outro penteado incorporado às passarelas – muitas vezes pelas mesmas marcas – foi o rabo de cavalo, também baixo.

Giambattista Valli
Givenchy
Max Mara
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors