Apesar da beleza se tratar do elemento com a maior facilidade de mudança, a constância entre as temporadas – especialmente as de mesma estação- tem se tornado característica desta era das semanas de moda. O uso de cores escuras nos lábios, prata em sombras e pele com aspecto saudável são algumas das tendências que vêm se perpetuando nas edições recentes. A diferenciação desta temporada com as outras, no quesito de maquiagem e cabelo, se dá na predominância de elementos sutis e menos artísticos, alinhando com a presença dos conceitos minimalistas, especialmente o recession core.
Preto e ainda mais preto
Os batons escuros que já vinham da temporada de Inverno 22 chegaram para o Inverno 23 com a profundidade máxima novamente. Antes, no Verão 23, batons vermelhos e roxos eram os escolhidos, agora o preto foi a maior aposta novamente – presentes desta vez nos desfiles da Rodarte, Mark Fast e Bora Aksu. O preto também foi uma aposta constante em olhos esfumados vistos na Dior, Erdem, Schiaparelli, Antonio Marras, Jason Wu e Prabal Gurung.
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Delineado alongado
O delineado preto é um clássico, assim como o já mencionado olho esfumado. Parte da beleza da Balenciaga, Valentino, Rodarte, Fendi, Anteprima e Carolina Herrera – o delineado surge como elemento principal da maquiagem, aplicado também em uma versão mais alongada, apesar do famoso delineado gatinho ainda ser encontrado.
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Prata
Os efeitos metálicos que se mantêm populares há mais de 4 temporadas seguem nesta edição por meio do prateado. O que apareceu nos desfiles de Primavera 23 por meio de glitter, pigmentos metálicos, iluminadores e aplicações de strass se resume nesta temporada às sombras e, em menos ocasiões, outras aplicações nos olhos e sobrancelhas. Aqui vemos marcas como Off-White, Diesel, Altuzarra, Chanel, Chloé e Richard Quinn.
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Glass skin
Ainda no quesito brilho, mas de uma forma diferente, foram vistas nas passarelas uma pitada de uma das tendências recentes do skincare: a glass skin (pele de vidro), uma pele extremamente hidratada, e consequentemente iluminada por conta da quantidade de cremes utilizados, e livre de imperfeições. Esta variação é uma evolução da pele natural, sempre presente nas semanas de moda, que nesta edição esteve presente nos desfiles da Hermès, Stella McCartney e Balmain.
Penteados
Tratando-se de cabelos, o penteado mais utilizado foi – sem dúvidas, o coque baixo. Aposta de marcas como Saint Laurent, Givenchy, Carolina Herrera,Schiaparelli, Alexander McQueen e Brandon Maxwell, esse penteado foi utilizado para as mais diferentes texturas de cabelo. A diferença entre cabelos lisos e ondulados e cabelos cacheados e crespos é que nesses últimos o cabelo era trançado desde a raiz antes de ser feito o coque.
Outro penteado incorporado às passarelas – muitas vezes pelas mesmas marcas – foi o rabo de cavalo, também baixo.