A ligação entre a moda e a arquitetura é algo muito forte, e as empresas estão aproveitando esse fato para criar collabs super inovadoras e atingir um público cada vez maior. Também levando em consideração os últimos anos, em que passamos mais tempo em nossos lares e como os objetos dentro dele se tornaram fontes de alegria e bem-estar, além do fechamento temporário do comércio físico, muitas marcas de moda encontraram no home décor uma saída para continuar mantendo seu faturamento. Criando coleções exclusivas de produtos para a casa, móveis e decorações, diversas marcas conhecidas do mundo da moda resolveram abrir caminho para “vestir” também os interiores – com muita personalidade.
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De olho nessa tendência de consumo, a marca italiana Diesel resolveu investir no Diesel Living, e fez seu lançamento no Salone Del Mobile Milano deste ano. A marca apostou na parceria com o grupo imobiliário Bel-Invest e profissionais que incluem designers de móveis, iluminação, cozinha e banheiro para criar residências completas da marca – a primeira está sendo planejada em Miami, local com diversos imóveis luxuosos.
Mas ver grandes marcas de moda adentrando ao mundo dos interiores já não é uma novidade, e sim, uma confirmação do caminho a ser seguido: em 2021, grandes marcas como Armani, Bulgari, Dior, Gucci, Hermès, La DoubleJ, Rick Owens e Versace já exibiram suas linhas para a casa no iSaloni, o que foi uma crescente agora na última edição. A Saint Laurent lançou em abril do ano passado sua primeira linha de home décor, chamada de “Rive Droite Home Collection”, mantendo seu estilo descolado e criativo, já presente na moda, também nas peças de decoração, levando os detalhes icônicos da marca em seu design.
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“Abloh fez objetos do dia a dia se tornarem obras de arte com um elemento adicional de curiosidade.”
Outro exemplo de marca de móveis e decoração que resolveu fazer uma collab com personalidades da moda é a IKEA, que se juntou com o designer Virgil Abloh para criar uma coleção focada nos consumidores Millennials: “Você acabou de se mudar para o seu novo lugar. E agora é hora de encontrar as coisas que farão com que pareça realmente seu. Deixe sua marca com MARKERAD, uma coleção de edição limitada projetada em colaboração com o criativo de renome mundial Virgil Abloh. Juntos, atualizamos uma variedade de objetos do dia a dia – de relógios a cadeiras – com o tipo de estilo marcante que pode ajudar qualquer casa a se destacar”, diz a campanha da marca.O Designer adicionou uma sensação de ironia aos produtos – perfeitos para pessoas que tentam construir uma casa com um pouco de alta moda ou procuram renovar a que já têm. Abloh fez objetos do dia a dia se tornarem obras de arte com um elemento adicional de curiosidade.
Sobre marcas nacionais, temos a parceria entre Farm e Tok&Stok, que criaram a linha Jardim Tropical, incluindo muitos tons quentes e estamparias, e a linha Pé na Areia, no estilo navy, com muito azul e branco. As linhas incluem cerca de sessenta itens com edição limitada, que vão desde têxteis como almofadas e tapetes, até louças, poltronas e redes. A ideia é levar aquele clima praiano para dentro dos lares através dos detalhes.
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Devido à ótima repercussão da campanha com a Farm, recentemente a Tok&Stok lançou sua mais nova collab com a marca Melissa. Com o tema “sua casa vestida de você”, a campanha é focada na personalização única de cada ambiente: “Cada cantinho carrega um pedaço da sua personalidade em diferentes formas, cores e detalhes – e somos apaixonados por isso! Nós nos juntamos com a Melissa para criar uma coleção exclusiva, feita para você ser livre e vestir a sua casa de você, até onde a imaginação permitir”.
Devido ao design das peças e à linguagem da campanha, podemos observar que o direcionamento é parecido com o da IKEA, dando atenção aos consumidores Millennials – que são a nova aposta como público-alvo para empresas de móveis e decoração.
Os padrões e estamparias são uma fonte de inspiração transferível entre os setores de moda e arquitetura, fazendo com que as parcerias entre marcas de grande visibilidade gerem desejo aos consumidores, criando uma nova direção para os fabricantes e artistas. A investida em personalidade e na identificação do consumidor com os valores da marca acabam expandido em todos os segmentos, seja da moda ao decor.
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