Em meio a tantas colaborações recentes, a marca brasileira Melissa e a francesa Jean Paul Gaultier lançam mais uma coleção juntos. A parceria foi a primeira da marca brasileira e ocorreu há 40 anos, logo no início da trajetória da Melissa (que se iniciou em 1979), e foi retomada em 1986 – tornando esta a 3ª coleção da dupla. Hoje a lista de colaborações da marca de calçados e acessórios é longa e inclui nomes internacionais de peso como Viktor & Rolf, Collina Strada e Jason Wu. As colaborações da Melissa são um acontecimento constante, que se renovam a cada ano, sendo uma divisão importante dentro do canal de vendas digitais. A marca, que pertence a Grendene, possui como principais características os materiais utilizados (sendo eles diferentes tipos de plástico, como o PVC, o EVA e o nylon) e uma forte informação de moda, do ponto de vista de design, e um público consumidor bem definido, sendo ele majoritariamente millennials e gen z, tratando-se da parte comercial.
Esses dois fatores são definitivos para as colaborações, uma vez que é necessário que a marca convidada tenha uma estética que possa ser adaptada ao material e que o seu desejo de público alvo se alinhe com o da Melissa – mesmo que não seja tipicamente o mesmo. Muitas vezes trata-se do segundo caso, tendo em vista que, com uma maior presença dos jovens no mercado de trabalho e, recentemente, uma busca por itens de luxo, marcas já estabelecidas procuram formas de atrair um público mais amplo. Enquanto antigamente as marcas investiam em itens específicos como forma de primeiro acesso à elas, como perfumes, óculos de sol e armações de óculos de grau, hoje os mesmos produtos são encontrados com diferentes price points (“pontos de preço”). Portanto, essas colaborações podem auxiliar as marcas a atingir um público seleto ou mais amplo, a depender da estratégia de comunicação e não necessariamente do tipo de produto criado.
A marca Jean Paul Gaultier vem sendo comandada por Florence Tétier desde que JPG se aposentou, em 2020. Desde então, assim como a Melissa, a marca vem trabalhando com diversos estilistas no desenvolvimento das coleções. Tratando-se novamente da parceria atual de JPG e Melissa, os produtos fazem parte de uma coleção cápsula com 2 modelos inéditos, chamados de Melissa Punk Love e Melissa Becky Punk Love. O primeiro modelo trata-se de um sapato de salto meia pata, enquanto o segundo é uma plataforma, onde ambos trazem referências dos anos 1980. Ambos os modelos possuem preto, branco e rosa como opções de cores – sendo que o Becky Punk também está disponível em lilás, e possuem tiras com spikes, referência ao estilo punk muito explorado pela marca francesa. A campanha publicitária da coleção teve a assinatura do artista Jean-Vincent Simonet, que possui um estilo irreverente, assim como ambas as marcas.